Revista Lojas de Tintas - Edição 143 - page 9

Lojas de Tintas
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Quandooempreendimento já temalguns anos nomercadoeapresentao retorno
esperado,muitosempresárioscomeçamaprojetarumanova loja, afimdeaumen-
tar os lucros, de formaque investir emfilial começaa ser umaproposta tentadora.
Paraosonhodeexpansãonãovirarprejuízo,oconsultordenegócioseprofessorde
gestão do CentroUniversitárioNewton Paiva,Wilson José Vieira Costa, pontua os
cuidados que devem ser tomados antes de dedicar esforços noprojeto: “Commi-
nha experiência, verifiquei quemuitos empresários deixam levar-se pela emoção
em expandir o negócio e não calculam com exatidão os riscos envolvidos em um
novonegócio. Avontadedeabrir umafilial nãopode sucumbir todas as avaliações
previasnecessária.”
Quando éomomento indicadopara investir em filial?
Só deve investir em expansão quando o empresário já saiu da gestão amadora
através da profissionalização da sua gestão, tendo uma equipe de colaboradores
autônomos e, mesmo quando não presente no empreendimento, consegue ter o
controle da real situação financeira da empresa através de relatórios gerenciais.
Sãoosprimeirossinaisdequeoempresárioestáemcondiçõesdeabrirnovasfiliais
levando para o novo empreendimento práticas gerenciais consolidadas emaiores
chancesdeampliar seus retornosfinanceiros.
Quais sãoos sinaisdequeo empresário estánomomento
corretodeabriruma filial?
Quandoa lojanão temomenorpreçodomercado,mas conseguemanteros clien-
tes fiéis aos serviços agregados, como bom atendimento, cumprimento de prazo
deentregaebaixopercentual de inadimplência. Esses sãoalgunsdos sinaisdeque
o lojistaestáprontoparaexpandir.
Comodividiro tempo comasduas lojas?
Seaprimeira loja jáestácomagestãoadequada, temumbomgerenteeaempresa
consegue funcionar sem a presençamassiva do proprietário no caixa ou fazendo
outra função do gênero. Nos primeiros anos, é indicado que ele dê uma atenção
maior à filial, pois a filial estará formando uma nova equipe da loja. Em porcenta-
gem, o ideal équeelefique70%nafilial e30%naprimeira loja.
Quais sãoos principais errosnaaberturada filial?
Pouca pesquisa demercado, dificuldades para encontrar omelhor ponto, falta de
planejamento, dentre outros. A vontade de expandir não pode atrapalhar a ava-
liação de mercado rigorosa. Transferir o funcionáriomais experiente para a filial
tambéméumerro frequente.
Breve, emmais
um endereço
Expandironegócio podedobraro lucro, mas
quandonão é feitocomcautela, o prejuízo
pode afetar todasas lojas. Saibaomomento
certode expandirou permanecernomesmo
endereço tendo lucros
Wilson José Vieira Costa, graduado emAdministra-
ção de Empresas e especialista em gestão e diag-
nóstico empresarial pela Universidade Federal de
Viçosa. Atuou como consultor do Sebrae emMinas
Gerais e com consultoriadenegócios. Atualmenteé
professor doCentroUniversitárioNewtonPaiva.
Como escolherumbomponto?
Loja de tinta precisa de espaço, já que os pro-
dutos demandamespaçoparaexposiçãoeesto-
que. Outra questão importante é que a região
escolhida tenha espaço para construção de no-
vasedificações, assim, o comércionão irá sobre-
viver apenasda reforma. Abriruma lojaondehá
mais atividade relacionada à construção civil é
umavariável importante.
Abrir filial significamais receita?
Não necessariamente, pode ser justamente o
contrário. É sabidoque teruma lojaemdetermi-
nada região não significa que os moradores lo-
cais irãonela.Muitas vezes, o cliente sedesloca
paracompraremoutroestabelecimento, devido
aoatendimento, preço, entreoutrosdiferenciais
competitivos. Investir em estrutura, estoque de
produto, serviçode entrega ágil eeficaz é capaz
de fazero retornofinanceirocrescermaisdoque
quando se tem três ou quatro lojas desestrutu-
radas.Quandose temvárias lojassemgestão, ao
invés de crescer, o negócio acaba reduzindo as
margens de lucro, pois os custos vão crescer. É
importante agir complanejamento enãodeixar
ser levadopelaemoção.
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