Revista Lojas de Tintas - Edição 143 - page 5

Editorial
Ampliando os negócios
3
Uma das decisõesmais difíceis e que desafia os proprietários de lojas detintas é omomento exato
deexpandir onegócio.Muitas vezes, a lojaestá indobemeavontadedeabrir umafilial éuma ideia
quebrotadesse sucessoe remeteaumplanode crescimentoeaumentodos lucros.
NestaediçãoaRevista Lojas trazumamatéria comWilson JoséVieiraCosta, graduadoemAdminist-
raçãodeEmpresas eespecialistaem gestãoediagnósticoempresarial pelaUniversidade Federal de
Viçosa,mostrandoqueexpandironegóciopodedobraro lucro,masquandonãoé feitocomcautela,
oprejuízopodeafetar esse crescimento. Portanto, épreciso saber omomento certodeexpandir ou
permanecer nomesmoendereço continuando combons lucros.
Costa, queatuoucomoconsultordoSebraeemMinasGeraisecomconsultoriadenegóciose, atual-
mente, éprofessor doCentroUniversitárioNewtonPaiva, orienta sobreos cuidados quedevem ser
tomados antesdededicar esforçosnessetipodeprojeto, alertandoquemuitosempresáriosdeixam
levar-sepela emoção em expandir onegócio enão calculam com exatidãoos riscos envolvidos, ad-
vertindoqueavontadedeabrirumafilial nãopode sucumbir todasasavaliaçõespreviasnecessária.
O consultor observa que só deve investir em expansão quando o empresário já saiu da gestão
amadora através da profissionalização da sua gestão, tendo uma equipe de colaboradores autôno-
mos e, mesmo quando não presente no empreendimento, consegue ter o controle da real situa-
ção financeira da empresa através de relatórios gerenciais. Estes são os primeiros sinais de que o
empresário está em condições de abrir novas filiais levandopara onovo empreendimentopráticas
gerenciais consolidadas emaiores chancesdeampliar seus retornosfinanceiros.
Outro sinal dequeo lojistaestáprontoparaexpandir, deacordocomCosta, équandoa lojanão tem
omenor preço domercado, mas consegue manter os clientes fiéis aos serviços agregados, como
bomatendimento, cumprimentodeprazodeentregaebaixopercentual de inadimplência.
Para todos os lojistas que projetam essa expansão, oumesmo aqueles que podem passar por essa
situaçãonum futuropróximo, esses conselhospodem ser demuita valia. Nãodeixemde conferir!
Boa leitura!
MarcosMila
LOJAS TINTAS IMOBILIÁRIASEREPIN-
TURAAUTOMOTIVA
é uma publicação
da
AGNELOEDITORA
, com circulação
nacional, dirigida a home centers,
revendas de tintas, impermeabilizantes,
revestimentos, arquitetos, decoradores,
construtoras, empresas de pintura e im-
permeabilização, pintores amadores e
profissionais nas áreas de construção,
acabamento e reforma, concession-
árias de veículos e oficinas de repara-
ção e pintura, órgãos governamentais
e entidades de classe. Os artigos
assinados são de inteira responsabili-
dade de seus autores.
Rua José TobiasdosSantos, 37-A
05121-050, SãoPaulo, SP, Brasil.
Tel (5511) 3832-7979
Fax (5511) 3834-1399
CAPA
GeraldodeOliveira
DiretorPresidente
AgnelodeBarrosNeto
Diretorafinanceira
SamanthaBarros
EditorResponsável
MarcosMila (MTb26.418)
JORNALISTA
TalitaMolinero (MTb74.307)
REVISÃO
MarcelloBottini
EDIÇÃODEARTE
GeraldodeOliveira
DIAGRAMAÇÃO
TalitaCorreia
EDITORDEFOTOGRAFIA
Yuri Zoubaref
GERENTEDE TI
CarlosEduardoManrubioCabral
PUBLICIDADE
SandraMacharelli
ASSINATURASEDISTRIBUIÇÃO
FernandoClarindo
CTPE IMPRESSÃO
GráficaElyon
TWITTER
@lojasdetintas
Revista LOJAS TINTAS IMOBILIÁRIASEREPINTURAAUTOMOTIVA - Ano17 N.º 143 - Agosto2014
Assessoria Jurídica
1,2,3,4 6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,...54
Powered by FlippingBook