Revista Lojas de Tintas - Edição 157 - page 49

Lojas de Tintas
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Por FernandoVal YVal Peres (*)
MUDANÇA:
NOSSAOBRIGAÇÃO!
FernandoVal YVal Peres é sóciodaHalcos
ConsultingGroup, atuandonaáreadevendas,
distribuiçãoegestãodenegócios. Desenvolveu
seu conhecimentodegestãodemarcas, segmen-
taçãode canaisdevenda, reestruturação, turn
around, fusões/aquisiçõesnas empresasAxalta,
Sherwin-Williams,Ultragaz eDowQuímica.
“Mas precisamos realmente mudar? Deixa assimmais um pouco para ver
comoéquefica... Emtimequeestáganhandonão semexe...”
Quando começar ouvir essas eoutras frases similares, omomentode iniciar
asmudanças jápassou!Eporqueo sucessonopassadonão significa sucesso
no futuro?Quantas vezes ouvimos das pessoas saudosas que, naquele tem-
po,tínhamosodomínioecrescíamos fortemente...Oque foi queaconteceu?
Podemosdizerqueosucessodeumaempresadependede fatores internose
externos.Os fatores internos sãomuitomais facilmente controláveis,masos
externos sãomuitomais dinâmicos e incontroláveis. Umexemploéa conec-
tividademóvel: há cincoanos, noBrasil, apenas 10milhões depessoas esta-
vamconectadascomaparelhos smartphone.Atualmente, são90milhões, ou
seja, nove vezesmais!
Outro exemplo está no campo das pinturas decorativas. Há cerca de dez
anos, comprávamos tinta pela tecnologia (látex, acrílico etc.). Atualmente,
compramostintapor funcionalidade (tintaparaparede, para teto, pisoetc.).
Se quisermos continuar trabalhando como há cinco, dez anos, estaremos
ignorando uma mudança de mercado e, ao mesmo tempo, estaremos su-
cumbindo aos novos concorrentes. As condições econômicas dopaís, poder
aquisitivodopovo, facilidadede créditoe incentivosgovernamentais são, no
mínimo,maisdoque suficientesmotivosparamudarmos.
Muitasvezes,ouvimosqueoclienteéonossoguia,masquemguiaocliente?
AApplenãoperguntou ao cliente seelequeriaum iPhone. Ela se antecipou
e saiuna frente.Omesmoaconteceucomos fabricantesdetinta. Elesavalia-
ramomercado e lançaramprodutos comdiferentes funcionalidades que os
consumidoresnão imaginavam.
Os outros fabricantes podem seguir eperguntar aos clientes oque eles gos-
tariamde ter,masserãocertamenteseguidores. Éumaquestãodaestratégia
a ser escolhida.
Omedode inovare realizarmudanças sempreexistirá.Que tal criarum teste
piloto?Umaáreanaorganizaçãoque tenhaapercepçãode inovar!Seo teste
piloto for positivo, realiza-se amudança e, na sequência, implementa-se no
restodaorganização.
Que talestabelecerumoudoisdiasparaquecriado-
res se reúnamefiquem sem conexãode smartpho-
nes, ou qualquer outro dispositivo similar? Ques-
tionem a linha de produtos, a forma de gerenciar
pessoas,ostiposdecontrolesexistentes,osclientes
bons ou ruins... Algumas surpresas aparecerão e a
coragemparamudar seránecessária.
E o momento para que isso ocorra é agora! Lem-
bre-se que radicalismos são perigosos. As galinhas
de ovos de ouro sempre devem ser preservadas. A
buscapor novas équedeve ser perseguida.
O grande segredo é saber quando acelerar e quan-
do brecar nos novos negócios. É admitir que o ca-
minho escolhido está errado e corrigi-lo enquanto
há tempo, ou acelerar investindo-se em pessoas e
recursos.
Estabeleça um tempo para cada mudança e avalie
os resultados. Tenhaa coragemdealterar o rumoe
a velocidade. Certamente que a sua empresa cres-
cerá e estará sempremelhor preparada do que os
seus concorrentes.
ARTIGO
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