Revista Paint & Pintura - Edição 205 - page 14

ARTIGO
14
| PAINT&PINTURA |Novembro2015
O
OPOTENCIALDOMERCADODEREPINTURAAUTOMOTIVA
POR FRANCISCORÁCZEWASHINGTONYAMAGA,
DARÁCZ, YAMAGA&ASSOCIATES
mercadoderepinturaautomotivaemtintastemcrescidocontinuamente
pormuitasdécadas. A frotadeveículosbrasileira seguecrescendo, de-
correntedanecessidadedemobilidadedeumaclassemédiaevoluindo
emgrandeza epoder de consumo, apesar dos percalços da economia
reduzindoaproduçãoe importaçãodeveículosnovos.A frotabrasileirade48
milhõesdeveículosdeverácaminharparaos60milhõesem2020 (Figura 1).
paraçãodecores.
O consumidor final, proprietário do
veículo,buscareparaçõesrápidase“in-
visíveis”acustoadequado.Omercado
fornecedornecessitarespondercoma
“tintacerta,naquantidadecerta,no lo-
calcerto,nahoracerta,aocustocerto”.
Com o aumento da competitividade
entre os fabricantes locais e importa-
doresdeautomóveis,háumatendência
clara do incremento da diversidade e
sofisticação de cores disponibilizadas
nafrotacirculantedeveículos.Amissão
domercado fornecedorde tintaspara
reparação torna-se mais complexa,
exigindo instrumentação tanto na
identificação de cores como em sua
preparação.
A atitude simplista reativa de se ter
uma oferta restrita de cores prontas
não satisfaz a demanda domercado
pela“tintacerta, naquantidadecerta,
no local certo, nahora certa, ao custo
certo”.
ARácz, Yamaga&Associates temmo-
nitorado os índices de popularidade
das cores na frota veicular brasileira e
observa que, alémda diversidadedos
lançamentosde veículospelonúmero
crescente de fornecedores, há uma
tendência de diminuição da repetição
dascorestradicionaispormuitosanos,
(as chamadas
carry overs
), aumentan-
do o crescente desafio do mercado
fornecedor.
A indústria brasileira de repintura
automotiva é a principal fornecedora
para reparaçãona frota sul-americana
Figura 1: Evoluçãoda frotaveicularbrasileira (excluídasmotocicletas) e
produçãoevendasveículosnovos
Omercadoderepinturaautomotivaestarárelacionadodiretamenteàproteção
ereparosdeveículosedeverácresceranualmenteentre3%e4%até2020epela
décadaseguinte.
Omercadode repinturadoBrasil tempassadonosúltimos20anospor intensa
transformação coma introduçãodenovas tecnologias epráticas denegócios
paraserviraocrescimentoda frotaeà reduçãodoscustosde reparação.
Estudos recentes da Rácz, Yamaga &Associates, baseados em pesquisas de
mercado, indicamclaramenteabuscadeprodutividadenosetorequeomercado
passarápor umanovaondade transformações, oquepode representar uma
oportunidadeúnicaparaasempresasquepreservaremosvaloresestratégicos
dessenegócio.
Arespostaàmodificaçãodoshábitosdeconsumoautomotivoemcursoestána
reduçãodadistânciaentreofabricantedetintaseoproprietáriodeautomóvel.
O segmentonecessitadeaçãoestratégicaprecisa, evoluindodasatitudes sim-
plistasdevendas reativas.Ooferecimentodeprodutoseserviçosdequalidade
noautomóvel, evitandoo retrabalhonos reparos, eaotimizaçãode recursose
capital degiroparao fabricantee revendedores sãopontos-chavenessaação
estratégicaquevai da tecnologiaquímicaà instrumentaçãodeavaliaçãoepre-
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