Revista Paint & Pintura - Edição 206 - page 39

F
órmulas inovadoras, desenvolvimentos de
altaperformance,melhoriadosprodutos já
existentes, serviçosdisponíveisaosclientes
ede acordo com suas necessidades. Todos
esses fatores, ou pelomenos um deles fazem
partedafilosofiadasempresas fornecedorasde
solventeshidrocarbônicosparaomercadodetin-
tas.ABraskemmudouofocodesuaestruturaco-
mercial,estabelecendoumnovoposicionamento
de mercado. “Hoje, temos pessoas dedicadas
exclusivamenteparaatuaçãononegóciodesol-
ventes, ajudandoaatenderasnecessidadesdos
nossos clientes. São responsáveis pelas vendas
diretasaos ‘endusers’detintasetambémparaos
canaisdedistribuição. Alémdisso, fortalecemos
nossaestruturadedesenvolvimentodemercado
afimdeelaborarnovosprodutoseaplicações, comengenheiros focadosno tema.
O entendimentodonegócio, como apoiodemarketing, também tem sidomuito
importanteparaonossopioneirismonesta indústria.Estamosconstruindosoluções
comerciaisde longoprazocomosclientes,baseadosemreferências internacionais,
oqueéumaquebradeparadigmanestemercado,quefuncionahistoricamentepor
meiodepreços ‘spot’”, declaraEduardoPerez, gerente comercial de solventesda
Braskem.
Em relaçãoàs inovaçõesdoportfóliodeprodutos, aBraskemestá trabalhandoem
conjunto com seus distribuidores para estimular novas blendas, afimdeentregar
formulaçõesprontas, deacordo comanecessidadede cada cliente. “Estamos lan-
çando uma nova isoparafina (solvente hidrocarbônicohidrogenado) nomercado,
mais leve, incolor e sem odor. Trata-se de um produtomais competitivo frente a
outrossolventeshidrogenadosdomercado.Entreossolventeshidrocarbônicosmais
pesados introduzimosnesteanoumnovosolventearomático,de9carbonos,oHS-
100.Alémdeaplicaçõesna indústriapetroquímica, estacorrente temumpotencial
interessanteparaoagronegócioe,também,paraalgumasaplicaçõesna indústriade
tintas. Tambémestamos trabalhando com sucessonamelhoriadenossoportfólio
atual ena renovaçãodeprocessos. Esteéocasodaaguarrás, naqualmelhoramos
os padrões de cor eodor, sendofinalmente aprovadapelos principais produtores
detintasdopaís.Alémdisso,estamos implementandoemnossossolventesaadição
deanti-estáticos, paramaior segurança industrial dosclientes”, contaPerez.
CENÁRIOMERCADOLÓGICO
ComodifícilmomentoeconômicoqueoBrasil vive, omercadode solventeshidro-
carbônicosacabasofrendocertasdificuldades, sendoumadasprincipaisa redução
dedemandadealgunsdosprincipaismercados consumidoresde solventes, como
tintaautomotivae industrial, substituiçãoemaplicaçõespor solventesoxigenados
oumesmopelaalteraçãoparaoprocessobaseágua.
EduardoPerez, gerentecomercial
de solventesdaBraskem
m
in
®
®
1...,29,30,31,32,33,34,35,36,37,38 40,41,42,43,44,45,46,47,48,49,...76
Powered by FlippingBook