Revista Lojas de Tintas - Edição 149 - page 7

Lojas de Tintas
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Empréstimo inteligente
Planejamentoao longodosmesesserá fundamentalparaevitarasolicitaçãodeemprés-
timos. Opagamentode13º do funcionário tendea ser aépocaemqueos empresários
recorremaosbancos, eoanode2014 foi recordenestamodalidade. SegundoaFedera-
çãodas Indústrias doEstadode SãoPaulo (Fiesp),mais de29%das empresas consulta-
das afirmaram intenção de recorrer ao financiamento para arcar com o pagamento do
13º salárionofinal deste ano; napesquisa anterior, 27,5%tinham intençãode recorrer
aos bancos para liquidar o pagamento. “Agora, no início do ano, é omomento ideal
paraoempresárioplanejar asdespesas. Junteumpouco todososmeses, assim, emde-
zembro, nãovai passar apurosou solicitardinheiroemprestado. Emmomentosde crise
pode ser aindamais difícil captar os valores todos osmeses, mas ao final do ano fará
aindamais diferença”, contaMilton Camargo, diretor executivo doGrupo Empreenda,
consultoriaque cria soluções em conjunto com seus clientes.
Entretanto, em alguns casos é inevitável a solicitação de empréstimos para expansão,
pagamentode fornecedor ou atémesmopara arcar como saláriode funcionários. An-
tesde conversar comogerentedobancoe solicitar o crédito, éprecisopesquisar ainda
mais em diversas instituições, pois diversas taxas de juros estãomaiores; o BNDES,por
exemplo, elevou as taxas de juros e reduziu aparticipaçãoemfinanciamentos. O limite
encurtou de 90% para 70%;já a taxa de juros antes variava de acordo com a categoria,
4% a 8% ao ano. Desdeo iníciode2015estáde4% a 11%. Taís avalia imprópria a alter-
nativa debuscar empréstimos a taxas elevadas a fimde se alavancar. “Seria umtirono
pé, assimcomoasdecisõesde investimentomuitoousadas; talvez sejamaisapropriado
postergá-laspor algum tempo. Paraquem lida com câmbio, ter consciênciadequeexis-
teuma tendênciadedepreciaçãodo real atéofinal doano tambémpodeevitar prejuí-
zos”, analisaCamargo.NoestadodeSãoPauloháalternativa, comoobancoDesenvolve
SP, quefinanciaprojetosde investimentoeaquisiçãodemáquinaseequipamentospara
ThaísMarzolaZara, economista-chefeda
RosenbergAssociados
MiltonCamargo, diretor executivodo
GrupoEmpreenda
as pequenas e médias empresas paulistas que faturam a partir de R$ 360 mil anual-
mente.“Emdiversas linhasde crédito, quandooprojetogeraempregoouexpansão, em
algunsbancosas taxas sãomelhores.Nãoé regra,masoempresário temquepesquisar
paraencontrar.”
Existealternativa
Com anos de experiência, Camargo revela que durante a carreira já gerencioudiversas
crises de clientes. “Se a pessoa entrou no jogo de empreender tem que ser conscien-
te dos riscos existentes e tentarminimizá-los aomáximo com criatividade e inovação.
Muitas vezes, é cômodo colocar a culpa no governo e não fazer nada paramudar. Os
fatores externos, como alta de impostos, influenciam, é claro,mas é preciso encontrar
formas para agir comoproblema”. Segundoodiretor executivodoGrupo Empreenda,
umadasmaneirasdeamenizaros impactoseconômicosécomorganizaçãoempresarial,
eliminando retrabalho e improdutividade e até mesmo abolindo quesitos que para o
cliente não fazem falta. “Certa vez, uma companhia aérea precisava reduzir custo,mas
não qualidade. Nas refeições eram servidas três azeitonas; decidiu então tirar uma e
conseguiua reduçãodedespesa. Cortes comoesses sãopossíveisemdiversos setores.”
Oespecialistaacreditaqueamelhormaneiradepassar pormomentosde criseé inves-
tindo no relacionamento com o cliente atrelando laços, criando estratégias para não
perdê-lo para a concorrência. Para conhecer em detalhes o perfil do comprador, Ca-
margo indica observar omovimento da loja por alguns dias e anotar em um caderno
os perfis dos frequentadores quemais entram. “Aoperceber que60%das pessoas que
entramna loja carregam criança, crieum espaço,mesmoquepequeno, comdesenhos
e lápisde cor. Assimospais escolhemosmateriaismais tranquilos.”
Camargofinalizaexpondoqueosnovos impostos atingema todosos lojistas. “O jogoéo
mesmopara todos. Oque faráadiferença,muitas vezes, éamaneira comque se tratao
cliente, dessa forma, éprecisoficar atentoàsmudançasde comportamentoenão ter re-
ceiodemudarouacreditarqueestávelhoparaaprendernovasmaneirasdeempreender.”
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