Revista Lojas de Tintas - Edição 149 - page 11

Lojas de Tintas
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REVISTALOJAS -Quandosurgiuodesejodecapacitaroprofissio-
nal dapintura?
RICARDOSTIEPCICH -
Oprojetoébemantigo. Semprepensei que
a tinta precisa de algo para virar o que as pessoas compram. Por
exemplo, ninguém compra uma lata de tinta e sim beleza, hi-
gienização, conforto e a cor que o produto disponibiliza. Porém,
a tinta só proporciona tudo isso depois que sai da lata e vai para
a parede, e quem faz isso é o pintor. Também observei muitos
profissionais envolvidos na construção criticando o trabalho do
pintor. Confesso que eu também já fiz isso, mas no decorrer dos
anos, esses rótulos e preconceitos começaram ame incomodar.
Então, comecei a trabalhar para mudar as ideias negativas que
tinhamdopintor. Em2004, comaFutura, viabilizamosalgunscur-
sosdentrode lojasdetintasoualugávamosespaçosparadar cur-
sos; criamos alguns pequenos programas de treinamento, depois
incrementamosum cursodivididoemmódulos.
REVISTA LOJAS - Como foi o iníciodaUniversidadedoPintor?
RICARDO STIEPCICH -
Percebi que para o projeto ser mais dura-
douro seria necessário contagiar a equipe toda. Precisava fazer
um trabalho em que toda a empresa estivesse comprometida.
Quando, no passado, criamos o curso em 13 módulos, éramos
em um grupo de poucas pessoas envolvidas. Neste novo projeto
não iria cometer omesmoerro; apresentei apropostaeaequipe
gostou; depois começamos reuniõespara realizaroprojetoe, aos
poucos, ficou fácil ter um comprometimento de todos e paixão
pelo projeto. Os professores são funcionários da Futura, outra
forma de aumentar o envolvimento. Eles foram capacitados para
ensinar. Aspessoas colocam seus talentosparaajudar ooutro.
REVISTA LOJAS - Comooespaço foi pensado?
RICARDOSTIEPCICH -
Cadacor trazumtipodesensação.Osespa-
ços foramdecorados com as cores específicas para passar algum
tipo de mensagem positiva para quem está em cada ambiente.
Por exemplo, asduas salasdeaula sãodecoradas comazul, oque
estimula os sentidos; a sala de inclusão digital é laranja, voltada
à criatividade e à vitalidade; e na sala de reunião, predomina o
amarelo, tom inspirador e cheiode luz.
RicardoStiepcich, fundador daFuturaTintas
REVISTA LOJAS - Após finalizar o curso, o pintor pode continuar
usufruindodos recursosdaUniversidadedoPintor?
RICARDO STIEPCICH -
Acreditamos que vamos criar um laço du-
radouro com o profissional. Tanto que, mesmo quando acaba o
programa, o pintor pode vir e usar os nossos recursos, como o
espaço de apoio, onde ele tem ajuda, no seu site, inclusive para
aperfeiçoar as técnicasdeairless etirar dúvidasdepintura.
REVISTA LOJAS -A ideia foi inspiradaemoutroprojeto?
RICARDO STIEPCICH -
Sim. Certa vez, fui visitar um sindicato de
panificadorese, chegando lá,fiquei admiradocom todaaestrutura
deensinodepanificação,umapadaria todaequipada,até laborató-
riobacteriológicopara fazer fermentoselestêm.Então,pensei, seo
sindicato temessaestruturaparaalimento, queéumassuntobem
complexo, fazer algo parecido, só que com tintas, seriamais fácil
ainda. Achei quedeveríamos copiar aessênciadoprojeto. Apartir
daquelemomentocomeçamosa imaginaroprojeto.
REVISTA LOJAS -OqueéaVilaFutura?
RICARDO STIEPCICH -
Desde o início, queríamos que a experi-
ência que o pintor tivesse fosse a mais próxima com a realida-
de possível. Criamos a Vila Futura, em que reproduzimos um
Espaçodeeventos
Salade reunião
Laboratórioparaaulaspraticas
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