Revista Lojas de Tintas - Edição 149 - page 8

Lojas de Tintas
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SergioDennis Campéas
(foto)
é consultor em Planejamento eGestão com foco no
mercadodetintasemateriaisdeconstrução.Durante25anos trabalhouparaaTin-
tas Coral onde foi diretor. Recentemente, prestou consultoriapara empresas como
Tintas Irajá, Metalúrgica Silvana, Tintas Hipercor, Bricolagem Brasil, Grupo Sinte-
plast, ParexGroup, entreoutras empresasdo segmento.
Por estar hámuitos anos nomercado de tinta,Dennis cita com segurança algumas
dicas para impulsionar os negócios eos resultados durante, eque servem também
emépocasdecrises. Segundooconsultor, omercadodetintadecorativavai depen-
dermuitodoempenhoeuniãoentredos fabricantes e lojistas para impulsionar as
vendas. “Um grande erronomercado acontece emmomentos de crise. As empre-
sasparamde investir, departicipar dos eventos emgeral ede realizar açõespromo-
cionais, decomunicaçãoe trademarketing.Nãosepodeseentregar totalmenteaos
comentáriosnegativos.”
A pintura, por exemplo, deve ser promovida como um grande elemento de deco-
ração, comodescreveCampéas: “Penseemuma saladecorada, aparedeéomaior
elementodecorativodaquele cômodo. Pintar a parede,mudando a cor,muitas ve-
zes, vai chamarmaisatençãoealterarmelhoroambientedoque trocarum tapetee
um sofáeo investimentoémuitomenorA indústria, o lojistaeovendedorprecisam
utilizar desses argumentos e comparaçõesnomomentodadivulgaçãoeda venda.”
Revista Lojasde Tintas - Como é possível incentivarousoda cornoBrasil?
Campéas -Acreditoque tudocomeçapelos fabricantesdetintasdiminuíremaofertadecoresprontas (ReadyMix),man-
tendoapenasas coresdealtogiroeo restantepeloSistemaTintométrico. Com isso, alémdediminuira complexidadede
produção de cor na própria fábrica, ganha-se em produtividade e na redução de estoques dematéria prima e produto
acabado, reduzindode capital de giro, custofinanceiro e tudo issopode ser aplicado ao resultado. Com isso toda a ca-
deia de tinta é beneficiada, inclusive o lojista, pois também diminui o custo demanutenção de altos estoques na loja,
ganhamais espaço e reduz capital de giro e perdas (por prazo de validade). Tudo isso ainda geramais foco no sistema
tintométricoeabreespaçoparaações dedivulgaçãoemotivaçãoaousoda cor. Todotipode ferramentaqueauxiliena
escolhae combinaçãode cores. Oferecer cores eos seus benefícios. O vendedor precisa saber explicar ao cliente todaa
transformaçãoqueatintaproporciona.Porexemplo, umacorescurano teto rebaixaoambiente, jáaclaradáa sensação
deaumentar. Coresquentes têmumefeitoeuma função, as coresneutrasoutros...
Revista Lojasde Tintas -O consumidornão seráprejudicado comadiminuição?
Campéas -De formaalguma.A lojacontinuarádisponibilizandoastintas, ascoreseosmateriaisdeescolha–cartelas, le-
quesedisplays.Oúnicopontoéquealgumascoresmais intensasaindasãomaiscaraspelosistematintométrico.Porém,
sãomenos representativas.O custo-benefício compensa. As lojasque com todasessas vantagens aindaqueirammanter
algumasdessas cores intensas emestoque, podem solicitar umaproduçãoespecial às fábricas.
Revista Lojasde Tintas - E comoovarejistapodevendermais tinta?
Campéas –Ummodeloé sendoespecialistaemdecoraçãoeorientaçãode cores. Conforme comentei, ovendedor precisa
saber explicar ao cliente toda a transformação e benefícios que atinta proporciona. Sãodetalhes importantes que auxi-
liammuitonafidelizaçãodo cliente.
Outromodeloé terumaequipemuitobem treinadaequedêumaconsultoriaorientando sobre sistemadepintura, quan-
tidadea serutilizada, preparaçãoda superfície, etc. Ter todasas ferramentasqueauxiliemnaescolhaenahoradepintar.
Grandes painéis aplicados, demonstrações de aplicação in loco, vídeos, treinamento para publico em geral, ferramentas
que facilitemoentendimentodequeprodutoe sistemadepinturavai atendar a cadadiferentenecessidade...
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