Revista Lojas de Tintas - Edição 150 - page 39

39
Lojas de Tintas
Vendasdematerial
deconstrução
mantÊm se estávEIS
Cimento foi o segmentoque
maiscresceu em janeiro e
fevereiro, seguidodemetais
e louças sanitárias, tintas e
revestimentoscerâmicos
As vendas do varejo de material de construção, no primeiro bi-
mestrede2015,ficaramnomesmopatamardoprimeirobimestre
de 2014. Os dados sãodo estudomensal realizadopelo Instituto
de Pesquisas daUniversidadeAnamaco como apoiodaAbrafati,
InstitutoCrisotilaBrasil, Anfacer, Afeal eSiamfesp.O levantamen-
to ouviu 530 lojistas das cinco regiões do país entre os dias 24 e
27de fevereiroeamargemdeerroéde4,3%.
Deacordocomapesquisa, cimento foi o segmentoquemaiscres-
ceu no bimestre (4,5%), seguido por louças e metais sanitários
(4%), tintas (3%), e revestimentos cerâmicos (2,5%).
Jáodesempenhonomêsde fevereiroficou6%abaixodo registra-
do em janeiro e, na comparação com fevereiro de 2014, a retra-
ção foi de 2%. “Esse éum comportamentotípicodessa época do
ano, em funçãoaindadoefeito férias, pagamentode IPTUe IPVA
edo carnaval. Fevereiro jáéummêsmais curto,mas como feria-
dode carnaval ficou aindamenor. Dequalquer forma, paranós é
extremamente positivo que, mesmo com o feriado, ainda tenha-
mosmantidoomesmodesempenhodoprimeirobimestredoano
passado. Alguns segmentospesquisados, inclusive, apresentaram
índices superiores aodomesmoperíodode 2014”, declaraCláu-
dioConz, presidentedaAnamaco.
Segundo ele, os lojistas estão otimistas para recuperar parte das
vendas jánomêsdemarço. “NoBrasil,oanosócomeçadepoisdo
carnaval eo carnaval ficou em fevereiro. Justamentepor isso, te-
remosummêsdemarço repletodediasúteis, que jácomeçacom
doisdosprincipaiseventosdo setornaAméricaLatina - aRevestir
(de3 a6demarçono Expo Transamérica) e a FeiconBatimat (de
10 a 14 demarço no Anhembi), que, juntos devemmovimentar
mais de R$ 600milhões em negócios entre as indústrias e os co-
merciantes”, revela.
A expectativa da Anamaco é que o desempenho do setor no pri-
meiro trimestre do ano fique 3% acima do registrado em 2014.
“Se isso se confirmar, manteremos nossa projeção de crescimen-
tode 6% em 2015. Para isso, estamos contando comuma agenda
positiva na qual a queda nas vendas registrada por setores impor-
tantes na economia em geral, como automóveis e viagens, deve
nosbeneficiar. Essessetoressãonossosconcorrentesdiretose têm
uma influênciamuitograndenobolsodoconsumidor.Coma retra-
ção desses segmentos, temos uma movimentaçãomuito intensa
de bancos e financeiras querendo completar suas metas e redi-
recionando os financiamentos do grupo de automóveis e viagens
paramaterial deconstrução”, afirmaopresidentedaAnamaco.
MERCADO
1...,29,30,31,32,33,34,35,36,37,38 40,41,42,43,44,45,46,47,48,49,...52
Powered by FlippingBook