Revista Lojas de Tintas - Edição 162 - page 19

Lojas de Tintas
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muitoparecidasnavitrine,masas similaridades terminamnopreçoenaqualida-
de; sãodistintas, eo consumidorprecisa saber exatamenteoponto fortede cada
umaantesda compra, afimde fazer aescolha certa.
Atintaeconômica, por exemplo, nãopode ser utilizadaemambienteexterno. Se
o cliente for atraído pelo preço e insistir em aplicar em local sujeito às intempé-
ries, empouco tempoperderáapintura.
DIFERENCIAIS PREMIUM
Os padrões daAssociaçãoBrasileira deNormas Técnicas (ABNT) e daAssociação
Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) dividem as tintas em 3 classes de
produto:econômica, standardepremium.Cadauma temseusdiferenciais, sendo
odapremium, aqualidade; eoda econômica, opreço; a standardéummix das
duas, tem preço atraente e pode ser aplicada tanto na parte interna quanto na
externa.
A diferença está na composição e na durabilidade. As da linha econômica du-
ram aproximadamente 2 anos, apenas para superfícies internas, não podem ser
lavadas. Já a standard chega ter vida útil de 2 ou 3 anos e pode ser utilizada em
ambientes externos. Já a linha premium é diferenciada, com duração maior, a
vidaútil podeultrapassar os 5anos, pode ser usadaem todosos ambientes,mas
adurabilidadepodevariar dependendodo fabricante, das condições climáticas e
da superfíciepintada.
HenriqueStriker, gerentedeprodutodaAkzoNobel TintasDecorativas, contaque,
para o lojista, atuar com as três linhas é vantajoso. “Trabalhar com ambos os
produtos éuma formade garantir a venda,mas oferecer atintapremiumparao
consumidor permite ao lojista trabalhar commaior valor agregado nas vendas e
commais ferramentasquegarantema satisfaçãodo cliente.”
VALORAGREGADO
O preço é um dos fatores de decisão na compra e, no atual cenário econômico,
tornou-se aindamais importante. Oqueprova istoé apesquisa Total Retail, rea-
lizada este ano. O estudo feito pela PwCe em parceria com a Research mostrou
que59%dosconsumidoresbrasileiroscompramemdeterminadavarejistadevido
aosbonspreços.GustavoChinelatoBelanga, só-
cio da Saci Tintas, conhece bem essa realidade.
Elecontaque, devidoaoatualmomentodaeco-
nomia, decidiu investir mais na linha premium.
“Não sentimos muitas mudanças que refletis-
semnaeconomiadonegócio,maspor iniciativa
daSaci Tintas, acreditamosquea linhapremium
agrega valor ao empreendimento, então, cada
vez mais, investimos nos nossos
profissionais por meio de treina-
mento, afimdequeelespriorizema
premium, pois omercado comoum
todoganha.”
Pensando em ciclo de consumo,
quando utilizada a tinta de melhor
qualidade, a frequência de compra
é menor, pois, como a vida útil do
produto é mais longa que a stan-
dard e a econômica, o cliente leva
mais anos para comprar outra tinta
por necessidade de pintura. Pode
modificar o ambiente por vontade,
se enjoar da cor ou quiser alterar
as tonalidades, mas não por neces-
sidade de proteção. “Por um lado,
reduzimos o consumo em uma par-
te, pois o clientenão compra atinta
tantas vezes, mas o ticketmédio do
estabelecimento aumenta, o traba-
lho para o pintor ficamais vantajo-
GustavoChinelatoBelanga, sóciodaSaci Tintas
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