Revista Lojas de Tintas - Edição 162 - page 20

Lojas de Tintas
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so,poisnãoprecisade tantasdemãos;oacabamentodapremium
émelhor do que o da econômica e, omais importante, o cliente
vai levar umprodutoque trará satisfação como resultadofinal. É
bompara todos.”
Outros pontos dedestaqueda linhapremium são a tecnologia, o
baixoodor,menos VOC, oque traz vantagens tantoparaopintor
quantopara omorador da residência, pois ambos não têm tanto
contato comagentesnocivos.
David SilvaéproprietáriodaQualyart Pinturas, empresaespecia-
lizada em pintura residencial e comercial. Há sete anos nomer-
cado com a empresa, Silva lembraqueutilizou atinta econômica
poucas vezes. “Um dos motivos é a agilidade no trabalho, pois
com apremiumou com a standard, jánaprimeirademão, vejo a
cobertura, eemduasdemãoso serviçoestáfinalizado. Pensando
em rapidez de trabalho, decidimos utilizar só a linhapremiumou
standard.”
Antes de começar o trabalho, Silva contaqueexplica ao clienteo
motivodeescolher atintapremuimeoquestionamentodaesco-
lhade valormaior sempre acontece,mas depois de colocados os
motivos, namaioria dos casos o cliente aceita utilizar o produto.
“Euesclareçoque sóvamos chegar aomelhor acabamentoda su-
perfície com amelhor tinta. Quando o cliente não pode investir
noproduto, recomendamos a standard, que é boa também, tem
bom resultado”
RenatoAraújo, diretor técnicoda Tintas Alessi, lembra que antes
de indicar uma das três opções, o lojista deve estar informado
sobre os produtos homologados pelo Programa Setorial daQua-
lidade (PSQ), que determina os padrões mínimos de qualidade
para os produtos premium, standard e econômico. “A indicação
corretadeveestardeacordocomasnecessidadesdoconsumidor,
comoqual aexpectativadedurabilidadequedeseja, se seráapli-
cadoemáreas internas ouexternas, seénecessárioa limpezada
superfície, qual a cor e incidência de sol. Todas estas característi-
casdeterminamoproduto ideal para cadanecessidade.”
CONHEÇAO CLIENTE
Antes de indicar a tinta premium ou a econômica ao cliente, o
mais importante é conhecer as necessidades e o perfil de quem
solicitou apintura e, assim, chegarem juntos à soluçãomais indi-
cada. Para quem tem crianças e animais em casa, a premium é a
maisaconselhada, poisa composiçãoquímicadestatintapermite
limpeza dediversos tipos demanchas, sendo as principais de ke-
tchup,mostarda, batom, lápis de cor e soladode sapato. Depen-
dendodo fabricante,maisoumenos itenspodem ser limpos.
É importante perguntar se o cliente tem cachorro ou gato, pois
44%dos domicílios (28,9milhões de lares) nopaís têm cachorros
em casa. A população de cães foi estimada pelo Instituto Brasi-
leiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 52,2milhões, indican-
domédia de 1,8 cachorro por domicílio. Já a população de gatos
foi estimada em 22 milhões. Casas com animais necessitam de
limpeza commais freqüência; nas paredes os pets têm o hábito
de se coçarem, principalmentenas quinas, e as bolinhas, umdos
brinquedos prediletos dos cães, sempre esbarram nelas e, como
conseqüência, acaba sujando.
PERFIL DA TINTA ECONÔMICA
Operfil das famíliasnoBrasil estámudando.Oscasais temmenos
filhos, asmulherespassamgrandepartedodiano trabalhoenão
em casa. Para esse perfil de família, a tinta econômica é uma al-
ternativa, afinal aparede tendea sujarmenoseadurabilidadedo
produto serámaior.
Essa representaçãode famíliamenor está crescendonoBrasil, in-
clusive casal queoptapornão ternenhumfilho.Umem cada cin-
cocasaisquevivemnopaísnão temfilhos, deacordoaSíntesede
Indicadores Sociais (SIS) realizadaem2013edivulgadapelo IBGE
em dezembro de 2014. O estudo baseou-se em cruzamentos de
diversosdados coletadospelo IBGE, entreelesosdaPesquisaNa-
cional porAmostradeDomicílios.Outropossível público-alvoque
está em expansão é de pessoas quemoram sozinhas. Segundo o
último levantamentodo IBGE, o índicede casashabitadasporum
únicomorador cresceu 35% entre 2004 e 2013. Conhecendo de
maneira simples o cliente, perguntandoomotivoda pintura – se
recebemuitas pessoas em casa ou a família é grande, tem crian-
çasouanimais–, jáépossível fazeramelhor indicaçãodeproduto
ao cliente.
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