Revista Paint & Pintura - Edição 211 - page 16

ARTIGO
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| PAINT&PINTURA | Junho2016
dafrota,atendendoàsnecessidadesdemobilidade,com
uma grande variedade de plataformas de veículos de
passageiros e comerciais, sempre com valor agregado
maior. Os hábitos de consumomudaram, desde veícu-
los pequenos, atémodelos mais sofisticados, exigindo
da indústriaautomobilísticauma resposta com itensde
maior valor, tecnologia, com serviços mais elaborados
e também ganhos de produtividade. Essa evolução na
ofertadeveículosse refletiuno ‘AfterMarket’, exigindo
uma respostaàalturadosetorde repinturaautomotiva.
Omercado de repintura automotiva na América do Sul
abandonouautilizaçãodaslacasnaúltimadécadadoséculo
20.Atualmente,produtosàbased’águaforam introduzidos
em todosospaíses,masaindacomprogresso limitado.O
mercadodeacabamentosaindaédominadopelossistemas
poliésterbasecoats.
Atéomomentonãoexiste legislaçãoregulandoaemissão
de solventes orgânicos (limitação de VOC) nos países da
AméricadoSul.Masseprevêquenapróximadécadaalguns
paísespoderão iniciara introduçãoderegrasparacontrole
do VOC, senão por legislação governamental, por ações
autorreguladorasdasassociaçõesdeprodutoresdetintas.
Atualmente, omercado de repintura automotiva é bem
servido por algumas companhias globais com operações
locais de produção e vários produtores regionais com
ofertasmuitocompletas
e competitivas para o
mercado.
As empresas globais,
como AkzoNobel, Axal-
ta,PPG,Sherwin-Williams
etc., fabricam localmen-
te sua oferta ampla de
produtos para repintura
e proveem por meio de
uma rede amplade sub-
sidiáriasnosváriospaíses
oapoionecessárioàrede
de distribuidores inde-
pendentesqueatendem
acercade100miloficinas
regularmente estabele-
cidasno continente. Estasempresasglobais atendem cercade
40%dasnecessidadesdomercadode repinturaautomotivada
AméricadoSul.
Essemercadoécompartilhadoporváriasempresasregionaissul-
-americanasqueproduzem localmenteeatuamemváriospaíses
com subsidiárias próprias e/oudistribuidores, oferecendouma
linhacompletadeprodutoseserviços.Essasempresasregionais,
masmultinacionais, como Codelpa, Pintuco, Qroma, Colorin,
Skylack, fornecem25%dovolumedeprodutosconsumidos.
Ocenáriocompetitivoécompletadopordezenasdefabricantes
locaisqueoperamcomumalinhamaisrestritadeprodutosmuito
competitivos,comoprimersemassas,ouatuamcomuma linha
maiscompletaemapenasumpaís.
Aparticipaçãodeprodutosimportadosdefabricanteslocalizados
foradocontinenteestá limitadaa3%dovolume.Aforteconcor-
rênciade fabricantes locaiscomamplaecompetitivaofertade
produtos fabricados localmente,aliadoànecessidadedeoferta
decorescompatíveiscoma frota local sãoosprincipais fatores
limitantes.Conformemencionado,75%dosveículosemcirculação
nocontinenteforamproduzidos localmenteepintadosoriginal-
mentecomcores (variantes) regionais.
Omercadoda repinturaautomotivacontinuaráatrativoa fabri-
cantes, pelocrescimentocontínuodomercadoeROI atraente.
Existemoportunidadesatraentesparanovosparticipantesque
estejamdispostosaatender, localouregionalmente,osdesafios
contínuosdeumafrotadeveículoscrescenteemvolumeesofis-
ticação, seguindoastendênciasglobaisda indústria.
FranciscoRácz, daRácz,
Yamaga&Associates
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