Revista Paint & Pintura - Edição 214 - page 23

ENTREVISTA
PAINT&PINTURA | Setembro2016 | 23
Propriedadescomoresistênciaàhidrólise,propriedadedebarreiradeágua
superioreresistênciaà lavabilidadeapresentamresultadosmuitosuperio-
rescomautilizaçãodoMaxemul,podendotambémpermitirumaredução
decustona formulação.Com isso,oclienteconseguecomamesmabase
de custo subir de categoria, epassando a vender nomercadopremium
oustandard.Osprodutosda linhaMaxemul trazemaomercadodoisdos
grandespilaresdaCroda,quesãoa inovaçãoeasustentabilidade,poisse
tratadeuma tecnologiadestinadaaprodutosbaseágua.
Outra linhadepesquisamuito importanteparaaCrodaéademodifica-
doresdepoliuretanoseaditivosparapoliuretanosdealtaperformance.
Notamos, nos últimos anos, que omercado de poliuretanos está cres-
cendobastantenoBrasil, principalmenteparaaplicaçõesque requerem
propriedadesderesistênciamecânica,abrasãoeflexibilidadessuperiores.
Assim,aCrodaestá investindoemnovosprodutosparaestasaplicações,
comdestaqueparaoPriplastXL.Trata-sedeummonômeropara fabrica-
çãodepoliuretanos, comodiferencial dealtíssima resistênciaàabrasão,
podendoserutilizadoempisosdemadeiraeáreasdealto tráfego, como
shoppings centers, escritórios etc. Esse produto também pode ter sua
aplicaçãonasáreasautomotivaedeadesivosestruturais,proporcionando
produtosdealtaperformancecomco-benefíciosnaaplicaçãofinal,como
materiaismais leves, resistenteseduradouros.
REVISTAPAINT&PINTURA:QUALÉAPARTICIPAÇÃODACRODANO
MERCADOBRASILEIRO?
RICHARDPINO:
NossaparticipaçãonoBrasilépequena.Naverdade,não
nospreocupamosmuitocom isso,estenãoéofocoestratégicodaCroda,
poisnãosomosumaempresadecommodities,masdevalor.Temosuma
participaçãopequena,maspossodizerqueestácrescendoemrelaçãoaos
anospassados,poisestamosaprovandonovosprodutosetecnologiasem
novos clientes, éumaestratégiadeprospecção, enãodemarket share.
Vamosaumentarnossaparticipaçãoganhandomercadoecrescendoem
outrasáreasatravésda incorporaçãodenovas tecnologias.
CARLOS EDUARDO DE SOUSA SILVA:
É complicado falar emmarket
sharedemaneirageral paraummercado tão segmentado comoéode
coatings,econsiderandoavariedadede itensquetemosdentrodonosso
portfólio conseguimos contabilizar só para Coatings & Polymers mais
de 200 produtos, atuando em diferentes áreas, tanto para emulsão de
polimerização,construçãodopolímero,aditivosumectantes,dispersantes
de pigmentos, ou seja, para cada uma dessas aplicações temos uma
participação diferente. Nossa meta é crescer nessas aplicações mais
especializadasdealtaperformance, e isso jáestáacontecendo, e temos
aexpectativadecrescermuitomaisnospróximosanos.
REVISTA PAINT & PINTURA: QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS DE
CRESCIMENTOPARAESTEANO?
RICHARDPINO:
Emummomento comoeste
doBrasilémuitofácilficardesanimado,porém,
comoumdos líderesdaCrodaacreditonoBrasil
enosbrasileirosetenhocertezaqueosoutros
líderesdanossaempresa tambémveemvalor
no Brasil e nas suas indústrias, que contam
comexcelentesprofissionais.Vemosumfuturo
promissor,econtinuamosacreditandonopaís.
ACrodaestácrescendonomercadobrasileiro,
ondecontinuará investindoemaltatecnologia
nosetorde tintasevernizes.
CARLOS EDUARDO DE SOUSA SILVA:
Na
áreadeCoatings&Polymersnossaexpectativa
é crescer 20% no Brasil. Para isso, estamos
trabalhandoemtrêspilares: inovação;produtos
de alta tecnologia; e sustentabilidade. E para
estas três opções, hoje, a Croda é omelhor
parceirodisponível paraosclientesnoBrasil.
1...,13,14,15,16,17,18,19,20,21,22 24,25,26,27,28,29,30,31,32,33,...92
Powered by FlippingBook