Revista Paint & Pintura - Edição 214 - page 16

ARTIGO
16
| PAINT&PINTURA | Setembro2016
A
ODESEMPENHODAS TINTASNAPROTEÇÃODE
PATRIMÔNIO TEMVALOR
POR FRANCISCORÁCZEWASHINGTON
YAMAGA, DARÁCZ, YAMAGA&ASSOCIATES
Rácz, Yamaga & Associates tem investigado o consumo de tintas para
diversas regiões no país, regiões essas que, muitas vezes têm consumos
dedimensões superioresamuitospaísesnaAméricadoSul (videgráfico).
As regiõesevoluemem taxasdecrescimentodistintasemuito impactadas
pelascaracterísticasdaeconomiadecadamercado, assimcomodosesforçosde
empresas regionaisparaencantar o cliente. Os resultadosdeestratégiasparao
consumoconscientedetintastêmsidomarcantes,diferenciados, tornando-seas
fortalezasdemuitasmarcas regionaisegerando resultadospositivos.
Consumopor regiãocomparadocompaíses
VALORNONOVOPERFILDECONSUMO
Ocrescimentodeconsumopercapitadetintasnosúltimosanosé,semdúvida,movidopela
evoluçãodoestratosocialmédioeseuconsequente impulsoconsumidor,comoapontado
porestudosapresentadospelaRácz,Yamaga&Associates.Aclassemédiarepresentamais
de55%dapopulação,odobrodasclassesAeB,maséclarotambémquetodasasclasses
evoluíramopatamardeconsumodetintas.
Aprimeiracaracterísticadessenovoperfildemercadoéoaumentoacentuadodapercepção
devalor,primeiropeloacessoàdigitalizaçãodainformaçãoe,segundo,pelademocratização
doconteúdodessa informaçãoemtermosdevalores.
Recentematériapublicadasobreaevoluçãodoestratosocialmédioquandocomparado
àevoluçãodasclassesAeBnosúltimosanosreportaquemuitosdosentrevistadosdessa
classesocialutilizamdetransportepúblico. Issonãoquerdizerqueelesnãotenhamauto-
móvel,masentendemqueotransportepúblicoéumvalor.”(InstitutoLocomotiva -“Valor
Econômico” - julhode2016)
Outraimportantecaracterísticadessenovoperfildemercadoéamaiorpulverização,antes
concentradoem regiões centraisdeáreasmetropolitanas, hojeo consumoapareceem
regiõesperiféricasedo interior.Disponibilizarprodutosde formacompetitivaagregando
valorsetornoufatorvital.
ESTRATÉGIASPREFERENCIAIS
NosFórunsdaPaint&PinturaaRácz,Yamaga&
Associatesreportaumaanálisedaperformance
de36empresasnomercadoimobiliárioemrela-
çãoavalorespreservadosnosnegócios. Ovo-
lumedomercadodetintasimobiliáriascresceu
8%de2010a2015,de1280milhõesdelitrospara
1380milhõesde litros.De36empresasanalisa-
das24delasganharamposiçãodemercadoe7
perderamparticipaçãoimportantenomercado.
Das26empresasqueseutilizaramda imagem
epercepçãodequalidadee consistências, 21
ganharammercadonoperíodo.
O estudo aponta claramenteque asmarcas
comestratégiasregionaisepreferencialmente
baseadas nos valores de suas fortalezas evo-
luírammaispor atingiremo consumidor final
mais intensamente emais rapidamente, por
intermédioda sua distribuiçãomais compe-
tente,disponibilizandoserviçoseprodutosnão
somenterespondendoaperguntasespecíficas
sobrecores, textura, rendimentoeoutrasva-
WashingtonYamaga, daRácz,
Yamaga&Associates
1...,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15 17,18,19,20,21,22,23,24,25,26,...92
Powered by FlippingBook