Revista Lojas de Tintas - Edição 156 - page 11

NOVIDADES IMPLANTADAS
Inicialmente, asmudanças vieram na fábrica: investimentos em equi-
pamentos, processos e recursos humanos,mediantea contrataçãode
empresas e profissionais com experiência demercado, para compar-
tilhar casos de sucesso que tenham vivenciado dentro do setor. “Nós
começamos aperceber queestávamos acomodados, enquantooutras
empresas demesmo porte cresciam. Isso começou a nos incomodar
e, então, resolvemos identificar o que estava acontecendo”, lembra o
diretor. Com a experiência de ter trabalhado em praticamente todos
os setores daempresa, Cacáassumiuadireçãoepassoua investir nas
áreas quemais necessitavamdemelhoria. Ele eos sócios (seupai eo
irmão) começaramumprocessodeprofissionalizaçãoe redefiniçãodo
modelodenegócio, comoobjetivode conquistar patamares cada vez
maiores dentro do mercado de tintas decorativas. Cacá conta que a
maiormudança foi feitanaparteprodutiva. Aempresa implantouum
processo de controle de qualidade para todos os insumos e produtos
acabados. “Nósmudamos todos os processos de produção e aprova-
ção. Implantamos Slurry, oque ajuda no tempodeprocesso, diminui-
çãodeperdas emelhoriadequalidade.”Alguns consultores passaram
pela empresa, e suas prioridades foram fortalecer a relação com os
fornecedoresedesenvolverparcerias, adequandooportfóliodematé-
rias-primas, implantando novos processos e definindo controlesmais
robustos para insumos e produto acabado. “É um processo contínuo
e permanente de busca de excelência”, complementa Cacá. Logo em
seguida, aempresa trouxeoutros reforçosparaajudarnonovomodelo
degerenciamento.Quaseque imediatamente iniciou-sea implantação
deprocessos naáreade vendas emarketing, desenvolvendoumnovo
sistemadeBusiness Intelligence (BI), novaestratégiacomercial, reade-
quaçãodaequipede representantes e tudo
novo: logo, identidadevisual, embalagense
materiais promocionais. “Muito se fala em
valores de investimentos, tecnologia, equi-
pamentos, processos, produtos, qualidade.
Todas essas frentes estão e continuarão
sendo muito trabalhadas. Porém, o foco
maiorestá sendodadoaoativomais impor-
tante da empresa: as pessoas”, expõe Car-
los, o pai. Ele complementa que a empresa
está investindonão sóem capacitação,mas
também em conhecimento, estimulando o
processode inovação, o relacionamentoea
sinergiaentrediferentesáreas,ouseja,uma
administração participativa com foco no
trabalho em equipe. “Sempre buscamos o
bem-estar ea satisfaçãodosnossos colabo-
radores; em seguida, pretendemos esten-
der issoaosnossosparceiros, fornecedores,
clientes e consumidores.”
Ametadaempresaéconseguir serumadas
opções de escolha domercado para todos
os públicos. Para Cacá, trabalhar na Irajá,
fornecer para a Irajá, usar os produtos da
empresa, tudo isso precisa ser uma experi-
ência positiva, que traga satisfaçãopara to-
dosos envolvidos.
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