Revista Lojas de Tintas - Edição 156 - page 17

Lojas de Tintas
17
Valdir Valiukenas estánomercadodepersonalização e restauraçãodemotos
háaproximadamente40anos. ÉproprietáriodaValdirMotoPinturas, sediada
em São Paulo, e não se lembra de quando houve queda nos pedidos. “Não
posso dizer que vejo crise nos meus negócios. Percebo que alguns clientes
atédeixamde comprar carrosnovosparaarrumarosque já têm, atéqueeles
fiquem exatamente como imaginaram.” A especialidade dele é commotos e
Valiukenas garantequeos amantes pelas duas rodas são atémais detalhistas
queos apaixonadospor carros.
Atualmente, amaiordemandadaoficinaéa restauraçãodoveículo. “Osclien-
tes chegam commotos demais de 40 anos de uso e querem que ela fique
igual aquando saiuda fábrica. TiveumclienteemBelémdoParáquemandou
restauraramotodopai eentregouaelenoaniversáriode85anos.”Oproprie-
táriodaoficina relacionaapersonalizaçãodoveículocomumbrinquedoLego,
onde apessoaquer sempremudar alguma coisinha. “É comoopresenteque
o cliente sedáao luxode ter.”
Elaine Lima, coordenadora demarketing da Sherwin-Williams Divisão Auto-
motiva, acredita que a transformação do veículo vem ao encontro de uma
tendência mundial que prova que os consumidores buscam diferenciação e
exclusividade. “No mercado brasileiro a pintura fosca está adquirindo cada
vezmais adeptos.”
MANEIRASDE PERSONALIZAR
Napersonalizaçãoautomotivaexistem várias divisões. Opinstripe, por exem-
plo, são desenhos de filetes bem finos, que parecem que forammanuseado
com alfinete. Esses riscos são utilizados em carros, motos, capacetes e até
shapede skate. Por voltado séculoXVI, opinstripe foimuitodifundido entre
os construtores de navegações e carruagens. Com a evolução dos meios de
transportea técnica foi inseridanos temposatuais. Jáaaerografiaéo recurso
depersonalizaçãomaisacessível paraquemdeseja terumcarrodiferentedos
demais. A técnica consiste em fazer desenhos no veículo utilizando pistolas
especiaisdetinta.Valiukenasacreditaqueosprofissionaisque trabalhamcom
qualquertipodepersonalizaçãoestão, principalmente, naspequenasoficinas
especializadas. “Amaioria dos trabalhos são temporais, há picos de serviços.
Então, aoficina funcionacompoucos funcionários; éum serviçoartesanal.No
mercado, háprofissionais experientes eamadores, para todosospreços,mas
coisaboanão costuma ser barato.”
DIFERENÇA ENTRE PINTURAS
Karina Mônaco, gerente de marketing da Glasurit, explica que não há dife-
renças químicas entre tintas convencionais e de personalização. “Em termos
de tecnologia, nãoexistediferença,mas as cores usadas parapersonalização,
PERSONALIZAÇÃOAUTOMOTIVA:
O PRESENTEQUEOCLIENTE SEDÁ
APAIXONADOS PORCARROS EMOTOSNÃO POUPAM
RECURSOS PARA TEROVEÍCULODOS SONHOS
ValdirValiukenas, proprietáriodaValdirMotoPinturas
geralmente, são especiais, com pigmentos de efei-
to, e requeremumprocessodeaplicaçãodiferente,
como tri-coat e efeito candy.” Fabiana Verbickas, lí-
der dedesenvolvimentodeprodutodaAxaltaBrasil,
complementa: “A tinta personalizada vai depender
doqueo clientequer paraapinturado seu carroou
moto. Elepodequerer utilizar uma cor já conhecida
nomercado, de outramontadora, ou solicitar o de-
senvolvimentodeuma cor comefeitodesejadoedi-
ferenciado, eatécomdesenhosnapintura, oque re-
querumprofissional especializadoneste segmento.”
1...,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16 18,19,20,21,22,23,24,25,26,27,...52
Powered by FlippingBook