Revista Lojas de Tintas - Edição 156 - page 18

Lojas de Tintas
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PINTURA, AROUPADOVEÍCULO
NaoficinaValdirMotoPinturas85%do trabalhoéde restauração
e o restante, 15%, de personalização. Há dois anos, estava 50%
a 50%. Agora, a históriamudou. Amaioria dos clientes tem uma
motocommuitosanosdeuso,masquerqueoveículo tenhaapa-
rênciaexatamente igual aquando saiude fábrica.Aí équeentraa
importância da tinta de personalização. Procurando por serviços
de personalização, um proprietário de uma Honda CB 360, por
exemplo, moto commais de 40 anos de fabricação, queria per-
feiçãonos detalhes, e a cor éo fundamental nessetipode traba-
lho. “Muitos dos clientes nemperguntamo valor: chegam aqui e
falam o que querem namoto, nemmencionam o preço. Muitas
vezes, amotoédecolecionador, osdetalhes sãoessenciaisparao
veículonãoperder o valor demercado.”
Neste universo de exclusividade, a perfeição dos detalhes é algo
tão valorizado que em todo omundo existe apenas uma pessoa
capacitada a fazer os frisos (‘coachlines’), em processo manual,
do Rolls-Royce: o pintorMark Court. O cliente damarca valoriza
o trabalho desse profissional e não admite que, caso o veículo
precisedeum reparono futuro, o frisofiquediferentedequando
saiuda loja.
INCENTIVANDOAPERSONALIZAÇÃO
Aindaquede forma limitada, as própriasmontadoras disponibili-
zam, cada vezmais, itens opcionais depersonalizaçãoparaos va-
riadosmodelosdeautomóveis. ParaFranklin Jerônimo, assistente
técnicodadivisãode repinturadaPPG, essemovimento jáéuma
maneirade fazercomqueosdonosdoscarros tenhamumprimei-
ro contato com o conceito de personalização. “A divulgação dos
trabalhos em revistas do setor automotivo, a exposição cada vez
mais frequenteemeventosenamídiaespecializadadessetipode
veículoe tambémosclubesautomotivos são formasdedisseminar
aculturaHotRoad.Alémdisso, ajudamaampliaracomunidadede
interessados, pois, pormeioda curiosidade,muitos criamohobby
e assimilam essa cultura.” Valiukenas crê não ser possível compa-
rar o estágio de personalização demotos que existe nos Estados
UnidoscomodoBrasil, poisaqueleéopaísdaHarleyDavidson; as
pessoascomprammaisestetipodemoto láe, comoconsequência,
a personalização também émaior. “Porém, no que diz respeito à
tinta, acreditoque temoso suficiente.Oúnicoquesitoquepoderia
melhorar éa vendadepeças para carros usados. Nos EstadosUni-
dos, facilmente seencontrampeçasdeveículosque foram fabrica-
doshámaisde60anos, oqueaqui jánãoacontece.”
TRABALHOS REALIZADOSNAOFICINA VALDIRMOTOS
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