Revista Paint & Pintura - Edição 185 - page 45

Embalagens Metálicas
Paint&pintura | Jan/Fev 2014 | 45
Novalata
A Novalata possui toda a linha de embalagens
para omercado de tintas imobiliárias, industriais,
automotivas, adesivos e solventes. “Estamos com
três projetos de embalagens emdesenvolvimen-
to, mas ainda não podemos divulgar. Alémdisso,
nosso clientepode apresentar sua ideia e sair com
a lata litografada”, destaca Martins, acrescentando que a empresa segue rigorosa-
mente as orientações do Inmetro. “Fomos uma das primeiras empresas a homologar nossas embalagens para o transporte
terrestre de produtos perigosos, e a primeiríssima a homologar com a Concepta, órgão certificador muito conceituado.”
Prada
A Prada possui toda a linha de produtos para atender o mercado de tintas e vernizes, como latas
de 1/32 - 1/16 (500ml), 1/4 galão (900ml e 1 litro), 1/1 galão, 14 litros - 18 litros baldes (18, 20 e 24 litros
tampa removível e 20 litros tampa fixa), aerossol no diâmetro 57 e 65. “Para omercado de thinner
esolventes temosnossa linhade900ml e5 litros. Por ser uma ‘general line’, atendemosoutrosmer-
cados do setor de químicos (inseticidas, automotivos, indústria, óleo lubrificantes, alimentos etc.).
Nossodiferencial éoaltopadrãodequalidadereconhecidopelomercadoeumaestruturacompleta
de profissionais altamente capacitados para atender o cliente”, informa Santos.
Santosaindaafirmaqueasembalagensmetálicasdaempresaatendemrigorosamentetodasas
normasestabelecidasparaomercadodetintas.“Valelembrarquefomospioneirosnacertificação
ISO9000, em1998, ena recertificaçãoda norma ISO9000 versão 2000, em2008. Alémdisso, a
Prada acaba de receber a concessão da Cetesp, referente à renovação da Licença deOperação
Ambiental, comvalidade até dezembro de 2017, publicado em6 de dezembro de 2013.”
CSN promove uso de latas de aço no mercado de tintas do Nordeste
Atualmente, a lata de aço representa 70% das embalagens de tintas no
Nordeste, região que responde por 30% do mercado nacional de tintas.
Com participação de 8% no consumo nacional de tintas para construção
civil, automotivas e industriais, mas com apenas 35% envasadas em lata
de açoe65% emrecipientes deplástico, oCeará voltoua atrair os olhares
da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), uma das maiores produtoras
efornecedorasdeaçoparafábricasdeembalagensdoBrasil. “As fábricas
de tintas do Ceará apresentam uma situação diferenciada no País, onde
92% das indústrias usam latas de aço e apenas 8%, de material plástico”,
destacouogerentecomercialdeembalagensdaCSN,AlexandreBoechat.
Em recente estada em Fortaleza, Boechat esteve visitando vários fabri-
cantes e varejistas de tintas com o objetivo de mostrar aos clientes as
vantagens, promover e tentar ampliar o uso de latas de aço. As visitas,
explica, são parte da estratégia da CSNde apoio direto aos seus clientes,
já que a companhia não produz tinta, nem latas, mas aço para alimentar
as indústrias. “Nossoobjetivoéampliaressafatia, alcançandoo indicador
nacional de 85%”, sinalizou o executivo da CSN. Segundo ele, um dos
fatores quedevemcolaborar para esse crescimentoéoaquecimentodo
mercadodaconstruçãocivil, nãoapenasasobrasnovas,mas, sobretudo,
as reformas residenciais e em lojas.
Deacordocomele, umaexplicaçãoparaos fabricantesdetintasdoCeará
e do Nordeste preferirem utilizar latas de plástico está no preço,
até20%menor doqueos vasilhamesdeaço. “Oplástico temcusto
menor, entre 10% e 20%, e isso estaria atraindo as fábricas”, avalia.
Ele reconhece que tanto a CSN quanto os fabricantes de latas do
País, concentrados no Centro-Sul, “esqueceram”, desconhecem
ou avaliarammal o potencial domercado de tintas do Ceará e do
Nordeste e que, agora, buscam ocupar espaço perdido e ampliar
o “market share”. “Precisamos intensificar as ações demarketing
sobre as vantagens do açona região.”
ParaBoechat,alatadeaçoéamelhoropçãoparaoenvasedetintas
por suas características de impermeabilidade, segurança, molda-
gemeresistência.“Apraticidadenoarmazenamentoetransporte,
porcausadapossibilidadedeempilhamentosemdanosaoproduto,
é outra característica importante.” Do ponto de vista da sustenta-
bilidade, acredita,oaçoestáàfrentedeoutrasembalagenspor ser
100%reciclável, tendoacapacidadedeserreutilizadoinfinitasvezes
semperder suaspropriedadesouprejudicar omeioambiente. Por
ser ummaterial inviolável, acrescenta, “o aço evita falsificações e
bloqueiaa incidênciade luzeoxigênio,mantendoa integridadedo
conteúdo e suas propriedades pormuitomais tempo.”
(Fonte: DiáriodoNordeste)
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