Revista Lojas de Tintas - Edição 163 - page 20

Lojas de Tintas
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ARTIGO
O BOM RELACIONAMENTO ENTRE
FABRICANTES E LOJISTAS ÉO
CAMINHO PARAO SUCESSO
*PorMelissaSartori
*MelissaSartori, líderdemarketingdaFuturaTintas, respon-
sávelpelasatividadesdecomunicaçãodamarca,alémde
produtos,estratégiascomerciaiserelaçõescomomercado
Oprogressodeumamarcaestádiretamente conectadoaobom relaciona-
mentocomseusclientes.Emummercadoamploerepletodeconcorrentes,
comoodetintas imobiliárias, prestar atendimentos exclusivos edar aten-
ção especial aos pedidos e necessidades do consumidor, além demanter
aqualidadenosprodutos,éessencialparasedestacarefidelizaro lojista.
O fortalecimento desse elo parte, primeiro, da definição de objetivos da
empresa, ou seja, determinar o nível de relacionamento que se pretende
atingireoquedesejacom isso.Depois, é importantequehajaumaequipe
especializada no atendimento imediato e direto, como os departamentos
demarketing, paraqueoporta-vozesteja sempreàdisposiçãodoclientea
fimdesanarqualquersituação.Alémdisso,nãosedeveesquecerqueaéti-
ca, a transparência, ocumprimentodeacordosenovasopçõesde serviços
eprodutos tambémsão indispensáveisparaessaconstrução.
A proximidade do fabricante com o lojista, além de agradá-lo, é essencial
paracriarouestreitara relaçãoentreambos. Terumaequipeespecializada
ematendimentomostra comoamarca sepreocupa comoandamentodo
pontodevenda.Asvisitasconstantesdas liderançasdaempresa,queapre-
sentam catálogos de lançamentos, mostruário de cores, oferecem treina-
mentos, emcertos casosumanovacomunicaçãovisual personalizadapara
oclienteeouvem suasnecessidades, são fatorespositivosedegrande im-
portância.ManterumSAC,comrespostaseresoluçõeságeis, tambémdeve
fazerpartedesseprojeto.
Outraestratégiadobom relacionamentocomo revendedorémanteruma
políticacomercial queprevinapontosdevendageograficamentepróximos
unsaosoutros. Semessapreocupação, umdosparceirospodevir a ser le-
sado, já com a cautela elepoderádesenvolver umpotencial consistentee
mantera longevidadedessa relação.
OREPRESENTANTE -UM IMPORTANTEELOENTREFABRICANTEE
LOJISTA
Grande parte das indústrias de tintas trabalha com representação comer-
cial,ealinharos representantesparaqueelesconstruamcomo lojistauma
relaçãodeconfiançacomamarcaéumdesafioamais.
Normalmente, esses profissionais jáestão inseridos nomercadodetintas,
mesmoassim, passarporuma imersãona culturadamarca
no iníciodaparceria,ousemprequeoúltimocontato tenha
sido feito há grande intervalo de tempo, permite que con-
fiemnomaterialqueapresentam,entendamarelaçãocusto
benefíciodosprodutosparapassaressesconceitosaos lojis-
tas,edefendamamarcaquandopreciso.
A imersão na cultura pode acontecer por meio de visitas
dos representantesàs instalaçõesdaempresa,áreasdepro-
dução, aos laboratórios, conhecer os sistemas comerciais
existentese ser atualizado sobredadosegerenciamentoda
marcanaregião. Issoreflete,pontualmente,nosquesitosde
éticae transparênciacitadosacima.
Manter a proximidade com o lojista e tratá-lo como uma
parteextremamente importanteeessencial parao sucesso
damarca, além de fazê-lo confiar na empresa e o fidelizar,
torna esse revendedor um divulgador amais dos produtos
da fabricante.
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