Revista Lojas de Tintas - Edição 163 - page 26

Lojas de Tintas
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finalidade, com processos e ferramentas diferenciadas”, destaca
Machado, acrescentandoqueesseprocesso temuma lucrativida-
demuitogrande. “Parase teruma ideia,umaseguradorapagaem
torno de R$ 65,00 por hora pelamão de obra. Já em um reparo
rápido é cobrado R$ 250,00 a hora, ou seja, apesar de ser mais
caro, o cliente levaráo carroprontoempoucashoras.”
SegundoMachado, umboxede reparo rápido comdois profissio-
nais trabalhandopode fazer atéquatro carrospor dia. “Éuma ro-
tatividademuitoboa. Se cada reparo levar emmédiaduas horas,
a lucratividade será de R$ 500,00 de cada um, portanto estamos
falando de um faturamento bastante interessante ao longo do
mês,mesmoos produtos sendoumpoucomais caros, pois éuti-
lizada uma quantidade bem pequena de produtos. Vale ressaltar
que não são produtos de alta tecnologia, mas sim vernizes, que
ao invésdedemorar deduas a trêshoraspara secar, levarãoape-
nas uma hora. Além disso, existe pouca diferença no valor, pois
o verniz normal deve custar R$ 80,00; já este de secagemmais
rápidaestáem tornodeR$120,00aR$150,00. Assim, umaofici-
na normal gasta em torno de 15% do valor demão de obra para
produto; jánum serviço rápidogasta-semetadedisso, ou seja, de
7%a8%dematerial.”
MAIS PRODUTIVIDADE
Autilizaçãodebons produtos, desdeo iníciodoprocessodepre-
paração em uma oficina, contribui para o aumento de produti-
vidade, afirma Leandro de Paula, gerente técnico da AkzoNobel.
“Diversas características dos produtos, como alto sólidos, bom
poder de coberturae secagem rápidaauxiliambastanteamelho-
rianoprocessoprodutivodaoficina, com a reduçãode consumo
dematerial emelhoria no seu processo de aplicação. Por exem-
plo, comumatintadealtacobertura temosumnúmeromenorde
demãosdeaplicaçãodentroda cabine, consumindoassimmenor
volume de produto e menor tempo de trabalho, possibilitando
mais reparospor período.”
Além dos produtos, outras características encontradas nas ofici-
nas sãodeextrema importânciaparagerarprodutividade, segun-
doVanessaRossi, analistademarketingdaSkylack. “É importante
terumaequipemotivada, treinadaecomafinidadecomoconcei-
todehoras; processode reparaçãocorreto, ferramentasnecessá-
rias emótimoestado, eorganizaçãoe limpezadaoficina.”
MELHOROPÇÃO
Otipodeprodutividademais procuradodentrodeuma oficina é
o que permite que os veículos fiquem prontos nomenor tempo
possível, destaca SandrodeOliveira, chefedemarketing daWEG
Tintas. “Cadavezmais aspessoasdependemaindamaisdos seus
carros, e ao necessitar de uma reparação é importante lembrar
que o cliente não está disposto a deixar seu veículo por vários
dias na oficina. Qualquer que seja a estrutura, pequena, média
ou grande, todas as oficinas possuem as mesmas necessidades,
precisam ter agilidade na reparação, para atender a demanda e
satisfazer seus clientes.”
CUSTOBENEFÍCIO
Em alguns casos, os produtosmais produtivos custam um pouco
mais, porém existem grandes vantagens por trás disso. “O admi-
nistrador deve considerar todos os custos inerentes aos serviços
executados, como valor da hora da mão de obra dos profissio-
nais envolvidos nos reparos, tempo de utilização emanutenção
de ferramentas, custosdeenergiaelétrica, períododepermanên-
cia dos veículos no espaço de trabalho e tempo ganho pela não
execução de eventuais retornos pelamá qualidade dos serviços.
Alémdisso, autilizaçãodeprodutosdealtaperformancepermite
que os serviços sejam realizados commais rapidez, qualidade e
comodidade. Deve-se considerar também que, com produtos de
alta performance, o reparador farámais serviços e, consecutiva-
mente, terá um custo inversamente proporcional”, explica Jessé
EstevãoConartioli, coordenadordeassistência técnicanível Brasil
daSherwin-Williams -DivisãoAutomotiva.
OSVILÕESDAPRODUTIVIDADE
Em função da cultura de utilização de tintas já estabelecida, das
dificuldades econômicas e das oscilações domercado brasileiro,
muitas empresas fabricantes tendem a focar seus esforços no
segmento tradicional detintas, deixandoem segundoplanoode-
senvolvimentoda tecnologiadetintasalto sólidos, queainda tem
uma pequena parcela de uso e procura noBrasil, anuncia Conar-
tioli, da Sherwin-Williams. “Em consequênciadisso, grandeparte
dasoficinas aindapossui uma cultura voltadaaousodeprodutos
econômicos, pois o fator decisório nomomento da compra é o
preço. Essasoficinasnão conseguemavaliarosbenefíciosagrega-
dosaessa tecnologia, comoaumentodaprodutividadedaoficina,
redução do consumo de tintas, pelomenor número de passadas
commaior cobertura, redução da emissão de VOC, melhoria na
qualidadedevidados funcionáriosdapintura, reduçãono consu-
modediluentes, entreoutros.”
Nota-se também que os profissionais de reparação não se atua-
lizam regularmente, deixando de conhecer novas técnicas, ferra-
mentaseprodutos, alertaConartioli. “Dessa forma, aprodutivida-
deficamuitoabaixodoquepoderia ser.”
CarlosMachado, diretor daA+VergueiroTintasAutomotivas
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