Revista Lojas de Tintas - Edição 163 - page 25

Paraosprocessos,omercadodisponibilizadiversosmateriaiscom
tecnologia, quediminuemo tempopara realizar um serviço. “Por
exemplo, num processo de polimento, antigamente, grande nú-
mero de oficinas utilizava processo de polimento onde se aplica
overniznapeça inteira, espera-se secar atéooutrodiae, depois,
começa-se o processo de lixamento com dois tipos de lixa, dois
tiposde ceras, líquido lustrador etc. Gasta-semuito tempo fazen-
do issonapeça inteira, poiséprecisode trêsaquatroetapaspara
chegar nomomento de fazer o brilho. Hoje, temos ferramentas
que, infelizmente, poucosutilizam,masque resolvemoproblema
rapidamentedeuma pequena área danificada, neste caso, não é
preciso fazernapeça inteira, poisexisteuma lâminaespecial para
retirar umdetalhe localizado. Temos lixasdedois centímetrosde
diâmetroque sãoaplicadas apenasno local”, contaMachado.
Atualmente, também existem lixas bem finas, explicaMachado.
“O trabalho pode começar com uma lixa de 2 mil, depois utili-
za-se uma de 3 mil, e com uma lixa de 5 mil praticamente não
exigemassa de polir, ou seja, aplica-se direto líquidopolidor, são
duas etapas a mais. Muitas vezes, as oficinas não têm acesso a
esse tipo de tecnologia, pois os fabricantes e distribuidores não
dãomuitaatençãoparaaspequenasoficinas; éaí queexisteuma
grande falha, poisdeveriam levar tecnologiapara todos, inclusive
para os pequenos, para tentarmudar o paradigma de quemate-
rial bomé caroenãovaleapena. Pelo contrário, épreciso terum
bomprofissional treinado eque faz um excelente trabalho, edar
a ele boas ferramentas e processos, para que o serviço sejamais
rápidoemais rentável.”
Dessamaneira, Machado informa as vantagens e benefícios dos
reparos rápidos. “Essetipode reparo temprocessosdiferenciados
e commuitomais agilidade, por exemplo, numa batida simples,
onde danifica o farol, para-choque e para-lama do veículo, ou
seja, as três peças envolvidas são levadas para o reparo rápido,
oorçamento é realizadona hora, após a aprovaçãodo cliente, já
são compradas as peças necessárias, e agenda-se uma data para
deixar o veículo na oficina, assim o cliente pode ir utilizando seu
veículo, semdeixá-loparadonoestabelecimento. Jánumaoficina
convencional,oveículoficariade trêsasetediassendo reparado.”
A ideia é ter um boxe de reparos rápidos, em que é marcada a
hora para o cliente ser atendido. “Graças aos produtos de per-
formanceutilizados nesseprocesso, emmédia, um reparo rápido
dura1horae20minutos. Essaéumagrandevantagem. Inclusive,
todas as oficinas convencionais deveriam ter um boxe de repa-
ros rápidos, porémépreciso ter profissionais treinados paraessa
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