Revista Lojas de Tintas - Edição 164 - page 21

alto,masnoquesitoqualidadeosdoisficam iguais.Aaderênciaéboa,obrilhoé intensoeprejudicamenos
omeioambienteeopintor”,contaGiseleBonfim,gerentetécnicadaAbrafati.
Entretanto,ésabidoque,nosesmaltesevernizes,ospintores têmcerta resistênciacomprodutosquenão
levamsolventese,essaaversão,muitasvezes, influencianaescolhadoconsumidor.Gisele lembraque,certa
vez,precisoupintarasportase janelasdesuacasae,aosolicitartintabaseágua,oprofissionalmostrou-se
bemresistente.“Eledisse, ‘vouusarastintas,masasenhoraqueseráresponsávelsenãodercerto’.Euexpli-
queiaelequenãotinhamotivosparanãodarcerto.”
FelipeComellato, técnicoemprodutosdaFuturaTintas, sabeoquantooprofissional depinturaé influen-
ciador epercebeque apenas os consumidores que gostamdepintar as próprias casas pesquisam sobre
produtosantesdacompra.Assim, agrandemaioriadosconsumidoresnãoconheceosbenefíciosdatinta
baseáguaeconfiana indicaçãodoprofissional quevai realizaroserviço,que,namaioriadasvezes, indica
basesolvente.“Jáosarquitetosedecoradorestendemaescolhertecnologiamenosagressiva.Elespreferem
usar produtos àbasedeáguapor contada secagemmais rápidae, também, pelobaixoodor”, comenta
Comellato.
REUTILIZANDO
Alémdavantagemdapinturabaseágua sermenos agressivaà saúdeeaomeioambiente, os acessórios
utilizadosemsuaaplicaçãoterãoumavidaútilbemmaior.Opincel,quandoutilizadoemtintabasesolvente,
dificilmenteserá limpoparaserutilizadonopróximoserviço. Jáquandootrabalho forexecutadocomtinta
baseágua,osacessóriosdepinturapodemser limposereaproveitadosnaspróximaspinturas.
UNIÃOSUSTENTÁVEL
Alémdefabricanteseconsumidoresestarempreocupadosemtrabalharcomtintasmaissustentáveis,asins-
tituiçõesdosetortambémestão juntasnessepropósito.AAbrafati,porexemplo,criouoCoatingsCarepara
promoverquestõesrelacionadasàsustentabilidade,alémdesegurançaesaúdeocupacional.Oprogramaé
adotado,hoje,por fabricantesdetintasemdiversospaísesdasAméricas,daEuropaedaÁsia,eestabelece
diretrizesparaadministraras responsabilidadesdos fabricantesdetintasem relaçãoà saúde, à segurança
eaoscuidadoscomomeioambiente.OCoatingsCareécompostoporquatrocódigos:GestãodeProduto;
GestãodaProdução;TransporteeDistribuição;eResponsabilidadeComunitária -cadaumdelescomvárias
práticasgerenciais.Oconteúdo foi revisadonoBrasileadaptadoà legislação local, tantoemrelaçãoàspes-
soas,visandoobem-estardequemusaoproduto,quantoaopróprioprocesso.Todososfabricantestiveram
pensamentossimilaresquandoquestionados.Seoconsumidorfinalreconhecetodososbenefíciosdatinta,
nãohábastanteaserdivulgado;porém,osconsumidoresestãonocaminho,procurandomais informações.
GregorioBastosAlencar,gerentedeprodutodasTintasEucatex,enxergaqueoconsumidorfinaltemacons-
ciênciadequeprodutosbaseágua,emgeral,sãomenosagressivosdoqueosdebasesolvente,todavianão
conhecetodososbenefíciosdeformaprofunda.
Opontopositivoéqueosconsumidoresestãoadquirindoohábitodepesquisarmaisantesdacompra,como
notouTamara LacivitadeGóes, gerentede
produtosdaAkzoNobel TintasDecorativas.
“Percebemos umnúmero crescente de vi-
sitas em nossos canais digitais, como site,
Facebook, Instagram, Twitter ePinterest, o
que indicaqueosconsumidoresestãocada
vezmais interessadosem receber informa-
çõessobreoprocessodepinturaeassuntos
relacionadosàdecoração.”
Levando em consideração os estudos de
consumo de produtos menos agressivos
ao meio ambiente e a maior busca por
informações relacionadas à pintura, a
procura por produtos base água tende a
aumentar.
Gisele Bonfim, gerente técnica da
Abrafati
1...,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20 22,23,24,25,26,27,28,29,30,31,...36
Powered by FlippingBook