O EVENTO

O ano de 2016 iniciou-se com o 23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste, que aconteceu pela quarta vez em Fortaleza, devido, principalmente, a um grande potencial de crescimento que a região tem em todas as áreas industriais, em especial no setor de tintas, que conta com mais de 30 fabricantes só na Grande Fortaleza.

As três edições anteriores do Fórum Paint & Pintura bateram recordes de participação de profissionais da área, pois além da carência de informações, é uma das regiões mais distantes de São Paulo, onde se concentram a maioria dos eventos do setor.

Data: 02 e 03 de Março de 2016
Local: Mareiro Hotel
Endereço: Av. Beira Mar, 2.380 - Meireles • Fortaleza • CE

PROGRAMAÇÃO

09:00 às 09:30

Credenciamento / Welcome Coffee

09:30 às 10:15

Plenária de Abertura - Mercado Brasileiro de Tintas: crescimento com qualidade e valor

A evolução recente do mercado de tintas no Brasil, em seus vários segmentos, será apresentada e discutida, bem como uma rápida projeção geral dos volumes para os próximos anos. Quais serão as oportunidades de crescimento nos vários segmentos e suas estratégias preferenciais de produtos e serviços de qualidade com valor agregado mais elevado como contraponto à guerra de preços?

Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados
Francisco Racz - Sócio na Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados, com 40 anos de experiência em todos os segmentos de tintas e relacionados na América Latina

10:15 às 11:00

Ultrafilm 260 LV: Coalescente adequado às regulamentações e de alto desempenho

A Oxiteno, maior produtora de coalescentes da América Latina, com seu compromisso em inovar, apresenta o Ultrafilm 260 LV, um novo produto que além de se adequar às novas regulamentações, mantém o comprometimento com o meio ambiente, tendo como suas principais características baixo odor e baixo VOC, além de conferir grande eficiência na formação de filme.

Oxiteno
Lais Vieira, pesquisadora para o mercado de Tintas e Vernizes

11:00 às 11:30

Coffee Break / Networking

11:30 às 12:15

Soluções para o mercado arquitetônico com ênfase em produtos à base de silicone

Seguindo as tendência e necessidades do mercado arquitetônico, esta palestra tem como principal objetivo abordar produtos essenciais para uma formulação diferenciada, bem como apresentar algumas tendências no mercado de produtos siliconados que vão de encontro com as necessidades dos usuários finais. Ter hoje uma gama de produtos de qualidade para trabalhar é extremamente importante, mas os resultados ficam ainda melhores quando conhecemos a fundo os produtos e sinergias que existem entre eles.

Brenntag Química / Dow Corning
Ricardo Almeida de Matos, Assistente de Desenvolvimento

12:15 às 13:00

Coalescentes para atender as atuais exigências de VOC no Brasil e em outros países da America Latina

Nos últimos anos houve um aumento significativo nos programas de qualidade e regulamentações ambientais em toda a América Latina. No Brasil, já se tem uma metodologia estabelecida pela ABNT com o apoio da Abrafati para determinação de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis) em tintas prediais. A Eastman apresentará um panorama dessa metodologia e indicará seus coalescentes que atendem a nova norma.

Eastman Chemical
Marcos Aurelio Basso, gerente de desenvolvimento de produtos para a América Latina

13:00 às 14:45

Almoço

14:45 às 15:30

Pigmentos NEW RED Bayferrox, os mais saturados vermellhos óxido de ferro já produzidos

Em um mundo cada vez mais competitivo, globalizado e regulamentado, a demanda por produtos de alta performance aumenta rapidamente. A LANXESS, utilizando de sua expertise na produção de óxidos de ferro, associando pesquisas, inovações, alta tecnologia de processo e sustentabilidade, apresenta sua nova linha de pigmentos vermelhos denominada New Red. Pigmentos vermelhos com tonalidades saturadas e alto brilho, possuem facilidade de umectação, alta dispersabilidade e baixa viscosidade, proporcionando otimizações nos processos de fabricação de tintas e revestimentos. New Red, os vermelhos que chegaram para revolucionar o mercado dos óxidos de ferro.

Lanxess
Denilson Marques, Product & Business Development LATAM

15:30 às 16:15

Aditivos Minerais Engenheirados que melhoram os desempenhos, aumentam a produtividade e reduzem os custos das formulações

Imerys
Alexandre LUCATO, Gerente Técnico

16:15 às 17:00

As cores como ferramentas dos designers

Voltada para todas as áreas que trabalham com as cores, a palestra abordará a formação e captação da cor e imagem pelos seres humanos, pontos fortes e fracos da avaliação colorimétrica visual e técnicas de avaliação por equipamentos espectrofotométricos, quaI o mecanismo que devemos usar para analisar as cores e melhor avaliá-las, principais recursos de comparação e quantificação dos desvios colorimétricos, a interferência da luz na avaliação das cores e fenômenos que ocorrem entre a luz e as cores, as 3 dimensões das cores, as equações colorimétricas, como nascem as tendências das cores, tipos de espectrofotômetros, metameria e parâmetros gerais para aprovações e reprovações das cores. Esta apresentação é parte do curso de Colorimetria ministrado pelo palestrante.

Rainbow Brasil
Marcos Ziravello Quindici, consultor em Cores e Colorimetria

17:00

Encerramento

09:00 às 09:30

Credenciamento / Welcome Coffee

09:30 às 10:15

Abrangência, Legislação e Impacto do GHS, FISPQ e Rotulagem

A palestra discorrerá sobre a abrangência do GHS (Sistema Globalmente Harmonizado para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos), das Organização das Nações Unidas-ONU. Abordará sobre a legislação brasileira que embasa a obrigatoriedade de adoção do GHS e alterações nas FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) e rótulo dos produtos químicos [Norma Regulamentadora 26 (NR 26) do Ministério do Trabalho e Emprego, e NBR 14725, da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT]. Debaterá também sobre os impactos e necessidades de adequações que o sistema trará as indústrias brasileiras.

Intertox
Prof. Msc. Fabriciano Pinheiro - Biomédico, IB-UNESP/Botucatu. Mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas, FCF/USP, Pinheiro é diretor da Intertox. Atua como Coordenador da Comissão de Estudos (CE-10:101.05) do Comitê Brasileiro de Química (CB-10/ABNT) e Coordenador do curso de pós-graduação Ciências Toxicológicas e professor de Toxicologia das Faculdades Oswaldo Cruz/SP, além de Coordenador da Comissão de Estudos “Informações sobre Segurança, Saúde e Meio Ambiente relacionados a Produtos Químicos” do ABNT/CB-10 Comitê Brasileiro de Química da ABNT. É também representante do Brasil no Subcomitê de Especialistas da ONU sobre o GHS

10:15 às 11:00

IMCD no Brasil e no Mundo

Apresentação institucional da IMCD Brasil com foco em gestão de Coatings.

IMCD Brasil
Alexandre Tarantino, Diretor de Vendas

11:00 às 11:30

Coffee Break / Networking

11:30 às 12:15

Nova geração de preservantes para Industrias de Tintas no Brasil

Morais de Castro
Ismael Ferreira Lima, Gerente de Contas da Dow Microbial Control

12:15 às 13:00

Aditivos de alta performance para tintas e revestimentos com baixo VOC

A Croda apresentará soluções em aditivos e emulsificantes de alta performance para formulações de revestimentos arquitetônicos e industriais. Serão demonstrados, por meio de testes de performance, que a incorporação do aditivo/emulsificante adequado pode aumentar significativamente a qualidade do revestimento, possibilitando também a adição de novos benefícios à formulação, tais quais aumento da lavabilidade, proteção contra microorganismos e redução de solventes.

Croda
Ariana Meirelles: Gerente de Contas Brasil - Coatings & Polymers; Diego Moreira: Cientista de Aplicação - Coatings & Polymers

13:00 às 14:30

Almoço

14:30 às 15:15

Princípios de reologia aplicada a tintas decorativas

Revisão dos princípios básicos de reologia e sua aplicação prática como ferramenta de formulação de revestimentos decorativos base água.

Elementis
Carlos Ramiro, gerente de serviços técnicos e aplicação para a América do Sul

15:15 às 16:00

Univar - Um mundo de possibilidades para a sua formulação

A Univar levará informações de aplicação de algumas das suas principais especialidades químicas aplicadas às mais diversas formulações de tintas arquitetônicas, em destaque uma nova geração de sílicas da multinacional Grace utilizadas para o controle de brilho / reflexo e visando a substituição de terras diatomáceas, uma geração de antiespumantes 100tivos da multinacional Dow Corning, e um Dióxido de Titânio da multinacional Tronox, o qual apresenta a melhor relação custo x beneficio do mercado brasileiro.

Univar
Anselmo França Silva, gerente de Unidade de Negócios - Tintas & Adesivos

16:00 às 16:30

Coffee Break / Networking

16:30 às 17:15

Certificação Voluntária de Tintas para construção Civil – Portaria 529/2015 INMETRO

Roberta mostrará uma visão geral do INMETRO e das atividades realizadas pela Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf), elencando as etapas do estabelecimento de Regulamentações Técnicas e Programas de Avaliação da Conformidade, além de esclarecer sobre a Certificação Voluntária de Tintas para construção Civil e como obtê-la, enfocando seu escopo. passo a passo e ensaios requeridos. Vai esclarecer ainda as perguntas mais frequentes referentes ao assunto.

INMETRO
Roberta Chamusca - Analista-Executiva em Metrologia e Qualidade

17:15 às 18:00

Oportunidades para novos mercados por meio do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) - Tintas imobiliárias

Abrafati
Gisele Bonfim, Gerente técnica da Abrafati e responsável pelo PSQ - Tintas Imobiliárias

18:00

Encerramento / Coquetel

FOTOS

23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste
23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste

PATROCINADORES E APOIO

23º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas - Região Nordeste

ENTRE EM CONTATO

Envie email para: eventos@agneloeditora.com.br