O EVENTO

A região Nordeste é uma das mais potenciais do país em termos de crescimento e, também, uma das mais carentes em informação. Em todas as suas edições, os Fóruns realizados em Fortaleza foram um sucesso, com recorde de público.

Apenas a Região Metropolitana de Fortaleza possui 32 indústrias de tintas e um mercado em ampla recuperação, que mescla grandes players multinacionais com grupos empresariais regionais de grande monta, além de empresas de porte médio e pequeno. Além disso, o governo cearense investiu mais de R$ 10 milhões no projeto de um polo químico - o Guaiúba Chemical Park - empreendimento que será um condomínio de indústrias químicas na cidade de Guaiúba e terá 27 empresas instaladas, dentre elas, quatro no ramo de tintas. Quando o projeto estiver finalizado, serão gerados aproximadamente 2 mil empregos.

Data: 08 e 09 de Março de 2018
Local: Hotel Luzeiros
Endereço: Av. Beira Mar, 2.600 - Meireles • Fortaleza • CE

PROGRAMAÇÃO

08:30 às 09:00

Credenciamento / Welcome Coffee

09:00 às 09:40

Retorno sobre Investimento e Tintas no Brasil - Atratividade dos Segmentos e o Futuro

Serão revistos casos de sucesso atual de indústrias brasileiras e seu retorno real sobre investimento em vários segmentos. Baseado no atual cenário da indústria de tintas do Brasil e as projeções para 2022, serão discutidas as previsões de retorno sobre investimento com várias alternativas de direcionamento.

Racz, Yamaga & Associates
Francisco Racz, sócio da Racz, Yamaga & Associates

09:40 às 10:20

Aditivos preservantes de alta eficiência para indústrias de tintas no Brasil

Atenta às necessidades do mercado e buscando sempre inovações, a Brenntag apresenta, em parceria com a Dow Microbial, produtos ideais para formulações resistentes a bactérias, fungos e algas, elevando suas formulações aos maiores níveis de excelência.

Brenntag
Sérgio Santos, especialista técnico da Brenntag; e Ismael Lima, Dow Microbial Control

10:20 às 10:40

Coffee Break / Networking

10:40 às 11:20

Inovação em distribuição trazendo Evonik para apresentar: Soluções para o mundo de Tintas

A importância de apresentar inovações sobre produtos e serviços e levar informação e aperfeiçoamento aos clientes está presente no DNA da IMCD. Conjuntamente com Evonik, será apresentado um portfólio amplo de especialidades para atender a todos os requisitos técnicos das mais variadas formulações.

IMCD
Flavia Zangrandi, gerente de produtos IMCD, e Regina Kaway, vendas técnicas Evonik

11:20 às 12:00

Química, tecnologia e inovação em resinas alquídicas voltadas para o mercado Norte/Nordeste

Apresentação do novo portfólio de resinas alquídicas da AVCO desenvolvidas para o mercado do Norte/Nordeste.

AVCO Polímeros do Brasil
Luciano Izidoro, gerente comercial da Oswaldo Cruz Química e Claudine Azevedo de Sá Leitão, gerente comercial AVCO

12:00 às 12:40

Novas tecnologias para acabamento e proteção em superfícies de alvenaria, madeira e pisos de alto desempenho

Será apresentada uma nova tecnologia da representada Wacker: Primis SAF 9000. Trata-se de uma resina em dispersão aquosa em escala nanométrica, capaz de ser aplicada sobre as mais diversas superfícies, quais sejam, alvenaria, concreto e madeira. Este produto é capaz de conferir caráter hidrofóbico e oleofóbico às superfícies sobre as quais é aplicado, sendo que os grandes benefícios auferidos são a facilidade de limpeza e o aumento significativo da resistência ao manchamento. Em pisos de concreto, o produto aumenta significativamente a resistência superficial. Além disso, pode ser utilizado como “co-binder” nas formulações de tintas decorativas, melhorando o desempenho destas no que tange às características já citadas. Completando este trabalho, serão apresentados os agentes de cura Ancamine 2803, Ancamine 2739 e Ancamine 2800 para epóxi, da representada Evonik. O primeiro foi especialmente desenvolvido para aplicações para as quais as propriedades flexibilidade, alta elongação e dureza superficial são requisitadas. Produtos aplicados em juntas, lábios poliméricos, trincas e pisos tipo membrana são os grandes alvos para utilização dessa nova tecnologia. Já os dois últimos são especialmente indicados para pisos com resistência a vapor, aplicados em situações em que existe grande fluxo de umidade advinda do solo e que em revestimentos normais causaria o surgimento de bolhas. Esses três produtos trazem um novo padrão de desempenho para as aplicações a que se destinam.

quantiQ
Sérgio Rubio, coordenador técnico quantiQ

12:40 às 13:40

Almoço

13:40 às 14:20

Controle de Qualidade - Hoje e o Futuro

Grupo MAST
Vlamir Braggion, executivo de vendas do Grupo MAST

14:20 às 15:00

Completando o quebra-cabeça em aditivos de baixo odor e zero VOC para a linha de tintas prediais

Nesta palestra a Eastman apresenta, além de seus coalescentes de alto desempenho, a sua mais nova linha de neutralizantes de pH de baixo odor e zero VOC aumentando o seu portfólio de produtos para o segmento de tintas prediais.

Eastman
Marcos Basso, gerente de Desenvolvimento de Mercado

15:00 às 15:40

Biocidas e fungicidas para tintas: ingredientes ativos atuais e nova geração

A palestra abordará assuntos, como sinergia de moléculas de Isotiasolinonas; pH e Redox, que podem interferir nas conservações de tintas; ingrediente ativo encapsulado; e sanitização de planta.

Morais de Castro
Assis Lima, gerente de contas

15:40 às 16:00

Coffee Break / Networking

16:00 às 16:40

Sistema de Preservação Lonza

Nesta palestra serão abordados os desafios no controle microbiológico para um formulador de tintas para exteriores, o desenvolvimento e testes de eficácia, além de ofertas de biocidas Lonza para proteção de filme seco.

Lonza
Cleide Costa, coordenadora de Serviço Técnico

16:40 às 17:20

Novo Óxido de Ferro Sintético Amarelo Oxinor: alta concentração, maior rendimento e economia

Será apresentado o novo pigmento amarelo desenvolvido pela Oxinor para as industrias de tinta, suas características, propriedades físicas e químicas, vantagens desse produto e dados técnicos. Um produto com uma alta concentração de pigmento, que proporciona um maior rendimento e economia na fabricação da tinta.

Oxinor
Gerônimo Junior, coordenador técnico de Produção e Qualidade

17:20

Encerramento

08:30 às 09:00

Credenciamento / Welcome Coffee

09:00 às 09:40

A importância da Inovação para os Negócios

Atualmente muitos líderes se perguntam como devem se preparar para um futuro cada vez mais competitivo. Vamos explorar caminhos para estimular as inovações dentro das organizações através da liderança.

Praxis Consulting
Sérgio José Gomes Filho, sócio da Praxis Consulting e professor do Ibmec para altos executivos em programas de liderança. Desde 2004 atua em projetos de liderança para grandes empresas, conduzindo programas de Team Building no México, Argentina e Alemanha. Formado em Administração pela ESPM, MBA em Administração pela FGV e certificação internacional em Coaching pelo College of Executive Coaching California/EUA e pelo ICI. Possui certificado em “Leading Organizational Change” pela Wharton School e em Transformação Cultural pelo Barrett Values Centre – Inglaterra

09:40 às 10:20

Soluções em epóxi para revestimentos

A Olin, em parceria com a sua distribuidora MCassab, apresentará sua linha de soluções para o mercado de epóxi, mostrando suas principais resinas, agentes de cura e diluentes reativos. A Olin é maior produtora global de epóxi e possui um amplo portfólio com soluções inovadoras e diferenciadas para os seus clientes.

MCassab
Ana Horta, coordenadora de desenvolvimento de produtos da MCassab, e Thiago Faria, técnico de desenvolvimento de produtos da Olin

10:20 às 10:40

Coffee Break / Networking

10:40 às 11:20

Reologia aplicada à resolução de problemas típicos em tintas decorativas

A Elementis Specialties apresentará a reologia de uma maneira diferente, como uma ferramenta de resolução de problemas típicos em formulações de revestimentos decorativos. Por meio da vasta experiência acumulada em reologia que a empresa possuí, serão apresentados casos práticos, sempre tendo como base o conceito de reologia, associado ao vasto portfólio de modificadores reológicos que a Elementis Specialties possui.

Elementis
Carlos Ramiro, gerente de Aplicações América do Sul

11:20 às 12:00

Aprimorando as formulações de tintas decorativas

A constante evolução das tintas decorativas tem requerido atenção especial dos fabricantes, que precisam incorporar novas tecnologias às formulações e manter custos equilibrados. Ao utilizar as mais recentes alternativas desenvolvidas em dispersantes, modificadores reológicos, coalescentes, neutralizantes, emulsões, extensores, cargas e aditivos, criam-se condições para melhoria de desempenho, economia no processo e no custo total da tinta, garantindo competitividade no mercado a longo prazo.

Univar
Anselmo França, responsável comercial pela Divisão de Negócios CASE na Univar Brasil

12:00 às 12:40

Tintas Inteligentes: Oportunidades Emergentes para o Mercado Brasileiro

Uma visão global dos negócios de tintas inteligentes. Possíveis cenários estratégicos de diversas empresas já atuando em toda extensão da cadeia de suprimentos e, seu impacto em mercados como o Brasil.

Racz, Yamaga & Associates
Washington Yamaga, sócio fundador da Racz, Yamaga & Associates e conselheiro em diversas empresas do setor químico

12:40

Encerramento

FOTOS

34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste
34º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas – Região Nordeste

PATROCINADORES E APOIO

Patrocínio Platina

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Participação

ENTRE EM CONTATO

Envie email para: eventos@agneloeditora.com.br