O EVENTO

O 66º Fórum Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Sul - acontece em Criciúma (SC) e conta com o apoio e participação do Sinquisul (Sindicato das indústrias Químicas do Sul de Santa Catarina), entidade que agrega as indústrias de tintas e fornecedores da região.

O Sul de Santa Catarina e a região de Criciúma concentram várias indústrias químicas, de tintas, além de universidades, que colaboram para um cenário de pleno desenvolvimento.

A região conta com 27 indústrias médias (18%), pequenas (26%) e micro (56%) espalhadas por municípios, como Criciúma, Morro da Fumaça, Içara, Cocal do Sul, Forquilhinha, Maracajá, Nova Veneza e Siderópolis, importando e exportando produtos, como pigmentos, tintas e solventes.

Data: 19 de Setembro de 2023
Local: Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) – Sala Jayme Zanatta
Endereço: Rua Ernesto Bianchini Góes, 91 - Próspera • Criciúma • SC

PROGRAMAÇÃO

08:00 às 08:30

Credenciamento / Welcome Coffee

08:30 às 09:10

2023 – 2027 em Tintas e a Arte de Planejar nos anos de Incertezas e de Oportunidades

Se fala muito das incertezas nas projeções de crescimento do mundo ocidental, para os próximos anos. Os vários países inclusive da América do Sul enfrentarão cenários distintos, e até conflitantes. No Brasil, as perspectivas do mercado de tintas têm sido conservadoras. Quais deverão ser as prioridades para as empresas vencedoras? Criatividade e Inovação farão parte deste ambiente? Sustentabilidade e Produtividade deverão ser prioridades? Venha rever conosco as probabilidades dos novos cenários e entender como as empresas estão reforçando o planejamento e o gerenciamento da indústria de tintas.

Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados
Francisco Racz, sócio-fundador da Rácz, Yamaga & Associates

09:10 às 09:40

Gerdau Graphene - Trazendo o Grafeno do laboratório ao mercado

O grafeno é o nanomaterial mais falado pela indústria química nos últimos tempos, devido às suas características inigualáveis. Apresentaremos a maneira como a Gerdau Graphene trabalha com esse produto, trazendo de escala laboratorial para escala industrial, deixando-o disponível para o mercado e apresentando os progressos desses aditivos para tintas com produtos finais já lançados em 2022.

Gerdau Graphene
Flavia Zangrandi. Head of Product

09:40 às 10:10

Colorimetria no ponto de venda e dispersão na fábrica

Visando o aumento da rentabilidade e a eficiência dos pontos de vendas do mercado de tintas, serão apresentadas as soluções que a MAST e a BYK oferecem, tanto para as linhas das tintas Decorativas, quanto às linhas das tintas para Repintura Automotiva; serão apresentadas também, a linha de dispersores para laboratórios, plantas piloto e fábrica.

Grupo MAST
Sergio Roberto Marigonda, Executivo de Vendas

10:10 às 10:40

Coffee Break / Networking

10:40 às 11:10

Especialidades Químicas para revestimentos de alta performance

A IMCD é um distribuidor líder, formulador e provedor de soluções em especialidades químicas. Hoje, tem operações em mais de 60 países, com mais de 70 laboratórios de aplicação, permitindo combinar o conhecimento local com a experiência global para obter resultados sustentáveis junto aos mercados onde atua, agregando continuamente valor à cadeia de suprimentos por meio de conhecimento especializado e inovação. Com mais de 25 anos no mercado de distribuição de produtos químicos, a IMCD apresenta seu portfólio de especialidades químicas para a fabricação de todos os tipos de tintas e revestimentos, incluindo tintas imobiliárias, automotivas, industriais e gráficas. Por meio de fortes parcerias, presença comercial em todo o país e a expertise de seu time técnico, a IMCD é capaz de oferecer soluções completas aos fabricantes de tintas, incluindo: Resinas PU e acrílicas; Agentes de superfície, sílicas, siloxanos; Ceras de Polietileno e copolímeros funcionais; Microesferas de vidro; Pigmentos de efeito e dispersões pigmentárias; Cargas minerais de alta performance; Espessantes celulósicos, dentre outros. Neste fórum apresentará formulações para atender às demandas crescentes por soluções mais avançadas e duradouras, abordando conceitos de durabilidade, eficiência e sustentabilidade de produtos para indústrias de revestimentos de alta performance.

IMCD
Débora Zago, Gerente de Mercado e MKT Coatings & Construction, e Bruna Souza, Analista de Aplicação Coatings

11:10 às 11:40

SQ Química traz inovações para a indústria de tintas

Com mais de uma década no mercado de especialidades químicas, a SQ Química apresenta as suas principais soluções para a indústria no 66º Fórum Paint&Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas, que acontecerá no dia 19 de Setembro, em Criciúma/SC. A distribuidora, que hoje fornece insumos para 16 segmentos da indústria, conta com um portfólio de aditivos, pigmentos especiais, agentes fosqueantes, sílicas e outras soluções tecnológicas para diversos mercados. A apresentação terá como foco as tintas imobiliárias, industriais e automotivas, abordando os produtos com qualidade técnica. Serão abordadas, ainda, as ceras (principalmente em aplicação industrial), que têm sido uma solução interessante para muitas indústrias.

SQ QUÍMICA
Morgana Cenci, Assistente Técnica Sênior

11:40 às 12:10

Soluções para tintas e adesivos que priorizam sustentabilidade, durabilidade, segurança e alto desempenho

Atualmente, existe um consenso sobre a necessidade de caminharmos para uma química mais sustentável. Ao mesmo tempo, sabemos das dificuldades de chegar a um ponto ideal no uso desses materiais, em vista das dificuldades técnicas e econômicas inerentes a esse processo. Nessa palestra, serão apresentados alguns aditivos selecionados dentro do portfólio das representadas da Caldic e que caminham na direção de oferecer alternativas mais amigáveis, quando comparadas com suas contrapartes, reforçando o compromisso da Caldic em buscar alternativas consistentes com as demandas globais de sustentabilidade.

Caldic
Sergio Rubio, Gerente técnico

12:10 às 13:10

Almoço

13:10 às 14:10

Macrotendências em gestão para a próxima década: os novos rumos da indústria de tintas

Painel com Lideranças das Indústrias de Tintas Imobiliárias e Industriais
• André Sorensen, sócio-fundador da Allegra Tintas;
• Filipe Colombo, CEO da Anjo Tintas;
• Ilmar Broch, gerente comercial da Farben;
• Rosana Beatriz Bortolatto, diretora comercial da Resicolor.

14:10 às 14:40

Alto desempenho com sistemas de baixo VOC e à base de biomassa para indústria e construção

Por que não usar diferentes soluções que contribuam para a redução da pegada de carbono, em vários pontos da cadeia de valor? Com sistemas à base de água, alto sólidos, produtos de fontes renováveis, ou utilização de sistemas que requeiram menos energia para secagem e cura, isto é possível! A Covestro, agora com um portfólio ainda mais amplo, vai apresentar várias tecnologias para aplicações em indústria, construção, arquitetônica e madeira.

Covestro
Ana Paula Cardoso - Sales & Market Development Latam e Suelen Garpeli, Sales & Market Development Latam

14:40 às 15:10

Tecnologias para sistemas tintométricos no setor decorativo

A Dynatech apresenta as tecnologias para o desenvolvimento completo das soluções em sistemas tintométricos no setor decorativo, como tecnologia avançada de colorantes, concentrados de pigmentos e dispersões pigmentárias para sistemas tintométricos In plant e POS (pontos de venda). Serão apresentados os produtos:
- Dynamix / Dynatrend - Colorantes universais para sistemas tintométricos (POS, pontos de venda);
- DynaTint - Linha completa de Concentrados de Pigmentos para uso direto na fábrica (Inplant);
- Dynaspers - Dispersões Pigmentárias aquosas base água para uso dentro da fábrica (Inplant).

Dynatech
Robert Girodo Zilinski - Desenvolvimento Pigmentos

15:10 às 15:40

Tecnologias em emulsões base água e portfólio de resinas alquídicas

Com 39 anos no mercado, a Oswaldo Cruz Química apresenta seus novos desenvolvimentos em emulsões base água para os segmentos de texturas, granilhas e telhas, além de todo o seu portfólio de resinas alquídicas para o mercado de tintas e vernizes.

Oswaldo Cruz Química
Marcio Gitti, Gerente de aplicação técnica, e Luciano Izidoro, Gerente comercial

15:40 às 16:10

Coffee Break / Networking

16:10 às 17:10

Painel com Líderes Técnicos/Suprimentos

• Fabiano Maurício Figueiredo, Coordenador de Desenvolvimento Tintas e Resinas da Farben;
• Rodrigo Rezendes Colombo, diretor de operações da Anjo Tintas;
• Rosita Manoel Luciano, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Resicolor.

17:10 às 17:40

Últimas tendências em inovação e tecnologia no setor de tintas no Brasil

É do conhecimento de todos que o setor de tintas tem experimentado um grande avanço tecnológico, com novos produtos e soluções surgindo a cada dia. A inovação está impactando o mercado e as empresas estão se adaptando às mudanças. Entre as tecnologias mais recentes, estão tintas inteligentes - Já ouviu falar em tintas que respiram e reduzem os poluentes do ar? E aquelas que são capazes de espantar insetos? Tudo isso já é uma realidade possível. Além disso, o uso de novas matérias-primas, como o Grafeno e de fontes renováveis, proporciona para o mercado um novo cenário repleto de muitos desafios, que demandará um nova postura e modo de pensar dos pesquisadores e dos compradores. Estes precisarão estar atentos a temas globais, como a economia circular, para garantir o uso de recursos e maximizar a sua eficiência, e por fim, o ESG, que trará importantes indicadores para avaliar o nível de comprometimento das empresas comesse tema.

W2S Consultoria
Wiliam Saraiva da W2S Consultoria

17:40

Encerramento

FOTOS

66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas

PATROCINADORES E APOIO

Patrocínio Platina

Patrocínio Ouro

Apoio

ENTRE EM CONTATO

Envie email para: eventos@agneloeditora.com.br