O EVENTO

Devido ao grande sucesso do evento realizado no ano passado, o Fórum Paint & Pintura retorna ao Grande ABC, onde se concentra um dos principais centros industriais do Brasil, representando um valor econômico importantíssimo para o setor químico e petroquímico. Além disso, a indústria química na região é tão relevante que se tornou a base para muitas outras cadeias produtivas em todo o estado, tendo contribuição muito positiva na geração de empregos.

Outro dado importante é que cresceram na região as empresas fabricantes de petroquímicos básicos e resinas do Polo Petroquímico do Grande ABC, o que tem se apresentado como alicerce da economia local. Neste cenário, crescem também as empresas de tintas, esmaltes e vernizes.

O 70º Fórum e Exposição Paint & Pintura contará com espaço reservado para que as empresas possam, além de debater e apresentar suas novidades nas palestras, mostrar seus desenvolvimentos e recepcionar o público visitante do encontro.

Data: 12 e 13 de Junho de 2024
Local: Hotel Hilton Garden Inn
Endereço: Rua Giovanni Battista Pirelli, 279 - Santo André - 09000-000 • Grande ABC • SP

PROGRAMAÇÃO

08:30 às 09:00

Credenciamento / Welcome Coffee

09:00 às 09:40

Tintas no mundo e as oportunidades regionais no valor agregado

A apresentação da RY & Associates no Fórum Paint & Pintura Grande ABC explora as dinâmicas do mercado global de tintas e as oportunidades de valorização nas regiões, com uma atenção especial ao Brasil na América do Sul. O Brasil é um dos 5 maiores mercados de tintas em volume do mundo, compartilhando a 4ª posição. O Brasil representa uma parcela de 3,6% do volume de mercado global de tintas, capturando 2,6% de seu valor, sublinhando as oportunidades para incrementar o valor agregado nas vendas locais e em países adjacentes. Exploraremos os impactos dos fatores externos, como desafios econômicos, inflação e as taxas de juros altas, e como eles moldam as tendências do mercado e afetam a indústria local. Também discutiremos como as empresas locais, influenciadas pelos eventos externos, como instabilidades geopolíticas e crises na cadeia de suprimentos e nas estratégias, podem tornar oportunidades para incrementar o valor agregado.

Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados
Francisco Rácz, sócio-fundador da Rácz, Yamaga & Associates

09:40 às 10:10

Portfólio de inovações e tecnologias sustentáveis para o segmento de tintas e revestimentos

A Oswaldo Cruz Química, ao longo de seus 40 anos, está investindo constantemente em tecnologias que contribuem para a transformação do futuro da cadeia produtiva química brasileira. Com isso, a OCQ apresenta soluções sustentáveis e inovadoras para a setor de tintas e vernizes, através do uso de materiais renováveis, biodegradáveis e de economia circular, em suas linhas de resinas base água e em sua nova linha de resinas de cura UV.

Oswaldo Cruz Química
Marcio Gitti, gerente de Laboratório Técnico, e João Veiga, diretor Linha Ultravioleta e Aditivos Especiais

10:10 às 10:30

Coffee Break / Networking

10:30 às 11:00

Composição de Cores na Industria de Tintas

A Sintequímica realizou o sonho de fazer dispersões de pigmentos para diversos mercados e construir uma empresa que, ao longo de 70 anos, vem trabalhando com responsabilidade social, ética e respeito ao meio ambiente. Trazendo inovação, melhorando nosso processo produtivo e produtos para oferecer o que há de melhor aos nossos clientes. Comumente percebemos que as indústrias de tintas adotam formas intuitivas para composição de cores sem considerar as propriedades particulares de cada pigmento. A nossa participação neste fórum tem como objetivo transmitir a nossa visão com relação à forma mais adequada para formulação de cores. A nossa linha de produtos atinge diversos mercados, especificamente em tintas imobiliárias nossos clientes podem contar com as seguintes opções: pigmentos Sinterdye® (dispersão aquosa a base d’agua), colorantes Sintetint® (concentrados para sistemas tintométricos), Sintecoat® (gel colorido utilizado para encapsulamento de cargas minerais) e Sintepol® (dispersões pigmentárias em resina alquídica destinada a tintas esmalte base solvente).

Sintequímica
Daiane Ortiz, Gerente de Operações Comerciais, e Alexandre Albino, Gerente de Contas

11:00 às 11:30

Viabilizando a economia circular com matérias-primas alternativas e inovação para a sustentabilidade

A Covestro acredita na Economia Circular como princípio orientador para o desenvolvimento sustentável da sociedade e da indústria com a preservação dos recursos naturais, evitando a polução e construindo a rota para neutralidade climática e regeneração dos ecossistemas. As matérias-primas alternativas, com baixo teor de VOC, ou à base de biomassa, representam um pilar essencial nessa transição circular, possibilitando a integração, engajamento, redesenho de soluções e envolvendo todos da cadeia de fornecimento, produção e serviços. O portfólio da Covestro concretiza essa visão, impulsionando a economia circular na indústria, e você está convidado a conhecer os produtos para tintas e adesivos que impulsionam a transformação para economia circular e participar desta jornada de inovação e colaboração.

Covestro
Hernán Chávez, Gerente de Sustentabilidade e Filmes Especiais América Latina

11:30 às 12:00

Dispersão, moagem e controle de dispersão de partículas, demonstrando os novos equipamentos Getzmann DISPERMAT CV3evo e Labman Tidas

A dispersão é o processo de separar partículas ou substâncias de forma uniforme em um meio, já a moagem é o processo de reduzir o tamanho de partículas sólidas na menor partícula possível (caracterizada por fineza) e fazer com que esta partícula se torne homogênea e uniforme, misturando-a de maneira equilibrada. A fineza é a medida da granulação ou tamanho das partículas de uma substância. Portanto a importância de fazer a moagem/dispersão e controlar a fineza em processos Industriais serve para garantir a qualidade e consistência do produto final. Em nossa apresentação, mostraremos os benefícios de um dispersor confiável para uma ótima dispersão e que consegue reproduzir em laboratório o processo produtivo. Apresentaremos também um equipamento para realizar de modo automático e confiável a leitura do tamanho da partícula (fineza), evitando a influência do operador na avaliação do produto, eliminando retrabalho e seus custos consequentes.

Grupo MAST
Adriano Infante, Executivo de Vendas Grupo MAST

12:00 às 13:00

Almoço

13:00 às 14:00

Explorando Tecnologias e Estratégias de Suprimento para o Setor de Tintas

Este painel abordará as mais recentes inovações tecnológicas e estratégias de suprimento que estão moldando a transição e o futuro da indústria de tintas no Brasil. Especialistas discutirão como novas técnicas e materiais sustentáveis podem otimizar a produção e distribuição de tintas. O objetivo é explorar soluções que garantam produtividade, qualidade e sustentabilidade no setor.

Painel Técnico / Suprimentos
• Célia Maganha, diretora técnica da Eucatex;
• Isabella Marini Vargas, diretora técnica da Renner Sayerlack;
• Mário Estrela, Latam R&D Manager da Sherwin-Williams
• Maria Cristina Kobal Campos de Carvalho, presidente da RadTech South América (mediadora).

14:00 às 14:30

Soluções em Especialidades Químicas para Adesivos, revestimentos e sistemas impermeabilizantes para a construção civil

O setor de químicos, impermeabilizantes e tintas para a construção civil tem crescido muito nos últimos anos. Acompanhando este crescimento, a SQ Química lançou em seu portifólio diversas especialidades químicas para os diferentes sistemas e aplicações. A nova parceria da SQ Química com a gigante europeia Röhn está trazendo para o mercado brasileiro as linhas Degalan® e Degadur® com alta tecnologia, aplicações inovadoras e alta eficiência. Imagine fazer aplicações de revestimento em câmara fria a -30°C, com cura em 4 horas, sem ter que desocupar o ambiente. Um outro tema interessante voltado à impermeabilização com as resinas da Röhn é a Degalan® 6412N, onde diluída em solventes é aplicada como seladora de superfícies de concreto, garantindo maior durabilidade, proteção e promovendo brilho e efeito molhado no concreto.

SQ Química
Moisés Santos, Técnico Químico

14:30 às 15:00

Coffee Break / Networking

15:00 às 16:30

Prioridades e Oportunidades para o Setor de Tintas Imobiliárias no Brasil

Discutiremos inovações em produtos, sustentabilidade e adaptação às novas demandas dos consumidores. Líderes do setor compartilharão insights sobre como enfrentar desafios atuais e se posicionar para o crescimento futuro. O objetivo é identificar estratégias que impulsionem a indústria frente às novas realidades econômicas e ambientais.

Painel de Líderes das Tintas Imobiliárias
• Argemiro Sanches, gerente de Produto da Tintas Eucatex;
• Fabio Humberg, diretor de comunicação e Relações Institucionais da Abrafati (mediador);
• Guilherme Ruschel, diretor geral Tintas Decorativas Brasil da AkzoNobel;
• Nilton Rezende, gerente geral da Sherwin-Williams Brasil;
• Renato Firmiano, Diretor de Marketing Suvinil & Glasu!;
• Ricardo Stiepcich, Líder Coloridor da Futura Tintas.

16:30 às 17:30

Inovação e sustentabilidade: novidades e tendências no universo das tintas

Serão discutidas tecnologias inovadoras como revestimentos funcionais, as tintas fotocatalíticas que absorvem gases nocivos, revestimentos de auto cura que se recuperam de danos nas películas. Além disso, Wiliam Saraiva falará sobre o uso de matérias-primas renováveis e práticas de economia circular que promovem a reutilização de resíduos e o desenvolvimento de tintas sustentáveis. Esta é uma oportunidade imperdível para conhecer as melhores práticas e inovações sustentáveis que estão transformando a indústria de tintas.

W2S Consultoria
Wiliam Saraiva da W2S Consultoria

17:30

Encerramento / Coquetel

08:30 às 09:00

Credenciamento / Welcome Coffee

09:00 às 10:00

O Futuro do varejo de tintas no Brasil

Este tema aborda as transformações no setor varejista de tintas no Brasil, explorando temas como tecnologia, mudanças no comportamento do consumidor e novas regulamentações estão modelando o futuro do mercado.

Painel Varejo de Tintas
• Fabio Augusto Rospendowski, diretor comercial da Cor Bella Tintas;
• Fernando Teixeira, diretor executivo da Corante Tintas;
• Renato Sá, CEO da Tintas MC;
• Valquiria Teixeira - Presidente - ABRART;
• Vanderlei Miguel da Silva, diretor executivo do Grupo Amarelinha Tintas.

10:00 às 10:30

Microesferas Ocas de Vidro (3M Glass Bubbles) para Tintas e Revestimentos – Potencializando o isolamento térmico

As bolhas de vidro 3M™ oferecem uma alternativa econômica e de alto desempenho aos enchimentos convencionais em uma variedade de tintas e revestimentos especiais. As microesferas de vidro ocas são usadas como aditivos redutores de densidade, ajudando a reduzir o peso e a viscosidade da formulação, e podem contribuir para uma variedade de benefícios funcionais que vão desde a resistência a riscos até a refletividade solar e aumento do isolamento térmico. Disponível em uma ampla variedade de resistências, densidades e tamanhos de partículas, as Bolhas de Vidro 3M podem ajudá-lo a atender às demandas de desempenho e processamento de sua aplicação. Durante a apresentação serão abordados os benefícios de se utilizar os Glass Bubbles no mercado de tintas e revestimentos, especialmente em pinturas e revestimento para conferir isolamento térmico.

Midland
• Sergio Eduardo Abud Filho - Engenheiro de Aplicação - 3M do Brasil, Divisão de Materiais Avançados - AdMD

10:30 às 11:00

Coffee Break / Networking

11:00 às 11:30

Miracema-Nuodex: 70 anos -histórias, desafios e conquistas com mercado de tintas

Miracema-Nuodex
Carolina Sampietri, Assistente Técnica e Maria Damasio, Gerente de Vendas

11:30 às 12:00

Embalando valor no mercado de tintas: Sell-In, Sell-Out e Re-Sell

Num mercado cada vez mais profissional e competitivo, a indústria de tintas encontra o desafio de se manter relevante, crescente e rentável, quando consumidores, influenciadores da decisão e clientes tentam captar o máximo valor dos players desse mercado. Como a embalagem e metodologias de ponta podem ajudar nesse processo de decisão? Como podemos atravessar os desafios como uma só empresa?

Bomix
Luis Henrique Pires, Gerente Regional

12:00 às 12:30

Fábricas do Futuro

A indústria de tintas está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela inovação e tecnologia. Nesta palestra serão apresentadas as soluções mais modernas de controle e processos das fábricas de tintas. Você vai conhecer exemplos de como a automação e controle de processos estão sendo usados para aumentar a eficiência e a qualidade na fabricação de tintas, bem como as empresas de tintas estão se tornando mais sustentáveis. Entenda como as fábricas do futuro estão sendo moldadas pela inovação e tecnologia!

GMP Industriais
Júnior Machado, Diretor Executivo

12:30 às 13:30

Almoço

13:30 às 14:30

As Oportunidades de Crescimento das Tintas Industriais

Este painel explora o dinâmico segmento de tintas industriais no Brasil, que vem superando as médias de crescimento do setor em geral, impulsionado por avanços tecnológicos e mudanças no cenário competitivo. Discutiremos as forças que estão moldando estas tendências de crescimento. O painel abordará como as empresas podem se adaptar e prosperar neste ambiente cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado.

Painel Líderes Tintas Industriais
• Fabio Marques, General Manager Tintas Industriais Latam da Sherwin-Williams;
• Narciso Preto, CEO da Arpol Red Spot;
• Rafael Torezan, diretor superintendente de Tintas Industriais da WEG;
• Agnelo de Barros Neto, CEO da Agnelo Editora (Mediador).

14:30 às 15:00

Diversifique seu portfólio de revestimentos: amplie suas possibilidades com Polímeros em Pó VINNAPAS® e NEXIVA®

A diversificação do portfólio e oferta de sistemas de revestimentos completos permite atender a diferentes necessidades do mercado, aumentando a competitividade e a capacidade de inovação. Isso também proporciona maior segurança financeira ao reduzir a dependência de um único produto ou tecnologia. A modificação das argamassas de revestimento fino (skim coats) e a formulação de tintas dispersíveis em pó com ligantes poliméricos VAE (Acetato de Vinila e Etileno) proporcionam um alto grau de liberdade de formulação, permitindo que estes produtos atendam aos requisitos de qualidade (ABNT 13281, ABNT NBR 11702 e ABNT NBR 15079-1, respectivamente) e ampliem seu portfolio.

Wacker
Luis Moraes, Sales Manager & Sr. Application Engineer, e Angelita Saul, Technical Manager da Wacker

15:00 às 15:30

Coffee Break / Networking

15:30 às 16:30

A Inovação e Melhorias de Serviços para uma Frota em Crescimento e com alta diversidade

Este painel abordará as tendências de crescimento no mercado de tintas de repintura automotiva, destacando como inovações em produtos e melhorias nos serviços estão impulsionando este segmento. Exploraremos as estratégias que as empresas estão adotando para adaptar-se às novas tecnologias e às exigências dos consumidores. Quais os futuros impactos dessas tendências?

Painel Líderes Tintas Automotivas
• Filipe Freitas Zuchinali, gerente técnico da Anjo Tintas;
• Rodolfo Rodrigues, gerente de marketing para Repintura Automotiva da PPG na América do Sul;
• Sandro José Della Ricca Lemos, Gerente de Marketing América Latina - Unidade de Negócios Automotive & Specialty Coatings da AkzoNobel;
• Washington Yamaga, sócio-fundador da Racz, Yamaga & Associates (Mediador).

16:30 às 17:30

Cura por radiação e suas aplicações industriais

A cura por radiação vem através dos anos se consolidando como uma tecnologia avançada e que traz não somente benefícios de ganhos em produtividade e economia de espaço, mas também uma grande vantagem em termos de custos e questões ambientais por se tratar de uma tecnologia limpa e com possibilidades de redução do consumo energético. Sendo assim, suas aplicações industriais crescem, ano após ano, nos mais diversos tipos de materiais e produtos. Durante esta apresentação, daremos uma noção básica do que se trata a tecnologia e quais suas principais aplicações industriais nos dias de hoje, bem como as principais novidades e tendências para o futuro.

Radtech
Roberto Caforio, diretor técnico e comercial na Weilburger Brasil

17:30

Encerramento

FOTOS

Em breve!

PATROCINADORES E APOIO

Patrocínio Platina

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Apoio

ENTRE EM CONTATO

Envie email para: eventos@agneloeditora.com.br