O EVENTO

Pela primeira vez, o Fórum Paint & Pintura será realizado no Grande ABC. A indústria química tem um amplo e diversificado espectro na região. A gama de produtos vai de tintas para automóveis, eletroeletrônicos e embalagens, até produtos plásticos e artefatos de borrachas para as mais diversificadas aplicações. Podemos citar também matérias-primas para diversos outros segmentos, todos, produtos presentes, de diferentes formas, no nosso dia a dia.

Como um dos principais centros industriais do Brasil, o ABC, representa um valor econômico muito importante para o setor químico e petroquímico. Vocação importante da região, a indústria química agregada representa 10,5% deste setor no Brasil. É também a base para muitas outras cadeias produtivas em todo o estado, tendo contribuição positiva na geração de empregos, com cerca de 37 mil postos de trabalho.

Data: 13 e 14 de Abril de 2023
Local: Go Inn & Hilton Garden Inn Santo André
Endereço: Rua Giovanni Batista Pirelli, 279, Vila Homero Thon • Grande ABC • SP

EXPOSIÇÃO

O 63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas contará com espaço reservado para que as empresas possam, além de debater e apresentar suas novidades nas palestras, apresentar seus desenvolvimentos e recepcionar o público visitante do encontro.

PROGRAMAÇÃO

08:00 às 08:30

Credenciamento / Welcome Coffee

08:30 às 09:10

2023 – 2027 em Tintas e a Arte de Planejar nos anos de Incertezas e de Oportunidades

Se fala muito das incertezas nas projeções de crescimento do mundo ocidental, para os próximos anos. Os vários países inclusive da América do Sul enfrentarão cenários distintos, e até conflitantes. No Brasil, as perspectivas do mercado de tintas têm sido conservadoras. Quais deverão ser as prioridades para as empresas vencedoras? Criatividade e Inovação farão parte deste ambiente? Sustentabilidade e Produtividade deverão ser prioridades? Venha rever conosco as probabilidades dos novos cenários e entender como as empresas estão reforçando o planejamento e o gerenciamento da indústria de tintas.

Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados
Francisco Racz & Washington Yamaga, sócios-fundadores da Rácz, Yamaga & Associates

09:10 às 09:40

Alto desempenho com sistemas de baixo VOC e à base de biomassa para indústria e construção

Por que não usar diferentes soluções que contribuam para a redução da pegada de carbono, em vários pontos da cadeia de valor? Com sistemas à base de água, alto sólidos, produtos de fontes renováveis, ou utilização de sistemas que requeiram menos energia para secagem e cura, isto é possível! A Covestro, agora com um portfólio ainda mais amplo, vai apresentar várias tecnologias para aplicações em indústria, construção, arquitetônica e madeira.

Covestro
Ana Paula Cardoso - Sales & Market Development Latam e Suelen Garpeli, Sales & Market Development Latam

09:40 às 10:10

Coffee Break / Networking

10:10 às 10:40

Aplicação de aditivos e resinas base silicone em tintas

Os aditivos base silicone da linha Athon apresentam excelente compatibilidade com resinas orgânicas, o que garante a eficiência dos mesmos nos diversos tipos de sistemas: solvente, UV, alto sólidos, água etc. sem originar defeitos superficiais. Além disso, estes produtos possuem eficiência comprovada em baixas dosagens, o que os torna uma excelente opção para resolução de problemas relacionados à espuma e acabamento, sem impactar significativamente no custo da formulação. Neste fórum serão apresentados os conceitos técnicos e diferenciais da linha de produtos com foco nos aditivos de superfície multifuncionais, antiespumantes isentos de sílica, silanos pré-hidrolizados, e intermediários para modificação de resinas, promovendo durabilidade, resistência a intempéries e propriedades de repelência à água em diferentes tipos de formulações.

Athon
Cristina Deangelo Dias - Comercial

10:40 às 11:10

Tecnologias para sistemas tintométricos no setor decorativo

A Dynatech apresenta as tecnologias para o desenvolvimento completo das soluções em sistemas tintométricos no setor decorativo, como tecnologia avançada de colorantes, concentrados de pigmentos e dispersões pigmentárias para sistemas tintométricos In plant e POS (pontos de venda). Serão apresentados os produtos:
- Dynamix / Dynatrend - Colorantes universais para sistemas tintométricos (POS, pontos de venda);
- DynaTint - Linha completa de Concentrados de Pigmentos para uso direto na fábrica (Inplant);
- Dynaspers - Dispersões Pigmentárias aquosas base água para uso dentro da fábrica (Inplant).

Dynatech
Robert Girodo Zilinski - Desenvolvimento Pigmentos

11:10 às 11:40

Especialidades químicas para linhas automotiva e gráfica

Com mais de 11 anos de atuação no mercado, a SQ Química apresenta sua linha de especialidades e soluções para a indústria de tintas. A distribuidora conta com uma gama diversificada de aditivos, pigmentos especiais, agentes fosqueantes, sílicas e outras soluções tecnológicas para os mercados de tintas gráficas, industriais e automotivo. O trabalho sobre pigmentos anticorrosivos à base de sílica-cálcio será focado em uma solução que atua na superfície com a troca de cátions, formando uma camada anticorrosiva em tintas industriais, incluindo repintura automotiva. Já no trabalho voltado para sílicas fosqueantes, a abordagem será baseada em relatórios técnicos do laboratório de aplicações da SQ Química, nos quais são observadas as principais diferenças entre o uso de diferentes grades de sílicas fosqueantes e oligômeros, apresentando principalmente as diferenças de brilho e viscosidade, auxiliando na decisão técnica para cada aplicação. Ainda dentro do segmento de cura por radiação UV-LED, serão apresentadas as principais tendências e caminhos que o mercado têm seguido. O UV-LED é uma tendência mundial e combina diferentes benefícios, como a economia de energia e possibilidade de trabalhos mais personalizados. Para tintas gráficas, industriais e linha automotiva, a SQ Química traz soluções para resolver os problemas de cura superficial, principalmente de vernizes. Também serão apresentadas as principais linhas de promotores de aderência, nivelantes, antiespumantes, dispersantes, agentes reológicos e outros aditivos de performance.

SQ Química
Laís Oliveira, Executiva de Contas

11:40 às 13:00

Almoço

13:00 às 14:00

Painel com Lideranças das Indústrias de Tintas decorativas

Os principais desafios para a cadeia produtiva e o futuro dos negócios para os próximos anos. Como aumentar o consumo de tintas de maneira sustentável? O papel da indústria 4.0 e a implementação das práticas ESG para uma empresa socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.

O Cenário de Tintas Decorativas
• Guilherme Ruschel, diretor geral Tintas Decorativas Brasil da AkzoNobel;
• Marcos Allemann, vice-presidente de Tintas Imobiliárias da BASF para a América do Sul;
• Nilton Rezende, gerente geral da Sherwin-Williams Brasil.

14:00 às 14:30

Uso de ceras e aditivos de alta performance na formulação de revestimentos base solvente para controle de reologia e orientação dos pigmentos de efeito metálico

Com mais de 25 anos no mercado de distribuição de produtos químicos, a IMCD apresenta seu portfólio de especialidades químicas para a fabricação de todos os tipos de tintas e revestimentos, incluindo tintas imobiliárias, automotivas, industriais e gráficas. Através de fortes parcerias, presença comercial em todo o país e a expertise de nosso time técnico, somos capazes de oferecer soluções completas aos fabricantes de tintas, incluindo: resinas PU e acrílicas da Covestro; toda linha de produtos da Evonik Coating Additives (Agentes de superfície, sílicas, siloxanos etc.); ceras de polietileno e copolímeros funcionais da Honeywell; pigmentos de efeito e dispersões pigmentárias da SunChemical - DIC; cargas minerais de alta performance da Imerys, dentre outros. Nesse fórum, será apresentado o trabalho técnico sobre o uso de ceras de polietileno na melhoria do orientação das partículas de pigmentos metálicos em formulações de revestimentos automotivos.

IMCD
Débora Zago, Gerente de Mercado e MKT, e Bruna Souza, Analista de Aplicação Coatings da IMCD

14:30 às 15:00

Resinas alternativas para revestimentos de alto brilho e espessantes associativos APEO free

A Oswaldo Cruz Química apresenta seus novos desenvolvimentos: resinas alternativas para atender o segmento de granilhas e revestimento de superfícies com alto brilho, através do controle do tamanho médio e distribuição das partículas poliméricas, via processos de polimerização em emulsão; e sua linha de espessantes associativos (HASE) livre de emulsificantes à base de nonil fenol, com diferentes poder de espessamento, teor de ativos e viscosidades.

Oswaldo Cruz Química
Marcio Gitti, Gerente de Laboratório de Aplicação, e Dennis Chicoma, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Oswaldo Cruz Química

15:00 às 15:30

Fenômenos de cor e aparência para tintas automotivas

Quando entendemos quais são os FENÔMENOS que influenciam o nosso julgamento da APARÊNCIA de peças pintadas com Tintas Automotivas e como esses efeitos interagem entre sí, tomamos consciência que as diferenças visuais, primariamente avaliadas como COR diferente, podem também estar sendo ocasionadas por outro efeito ou por combinação de efeitos. Ficamos mais assertivos e seguros na escolha do equipamento correto para a medição da grandeza certa do efeito certo, economizando tempo e recursos valiosos na Pesquisa e Desenvolvimento, Monitoramento do Processo de Fabricação e Melhoria da Qualidade do Produto Final.

Grupo MAST
Sergio Roberto Marigonda, Coordenador Técnico, e Adriano Infante, Executivo de Vendas Setor Tintas e Químicos

15:30 às 16:00

Coffee Break / Networking

16:00 às 16:30

O caminho das embalagens de tinta no Brasil em direção ao ESG e NET ZERO

O ESG e a busca pelo NET ZERO têm se tornado temas cada vez mais frequentes no dia a dia dos principais tomadores de decisão, sejam líderes industriais ou de governo. Da mesma forma, no mercado de tintas, a cadeia produtiva de embalagens plásticas começa a se estruturar pra cumprir essa missão. Entenda as principais tendências e direcionamentos para indústrias que querem se manter competitivas e sustentáveis.

Bomix
Luis Henrique Pires, Gerente Regional da Bomix

16:30 às 17:00

Fábricas do Futuro

A indústria de tintas está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela inovação e tecnologia. Nesta palestra serão apresentadas as soluções mais modernas de controle e processos das fábricas de tintas. Você vai conhecer exemplos de como a automação e controle de processos estão sendo usados ​​para aumentar a eficiência e a qualidade na fabricação de tintas, bem como as empresas de tintas estão se tornando mais sustentáveis. Entenda como as fábricas do futuro estão sendo moldadas pela inovação e tecnologia!

GMP Industriais
Júnior Machado, Diretor Executivo e Bruno Machado, Gerente Comercial

17:00 às 17:30

Últimas tendências em inovação e tecnologia no setor de tintas no Brasil

É do conhecimento de todos que o setor de tintas tem experimentado um grande avanço tecnológico, com novos produtos e soluções surgindo a cada dia. A inovação está impactando o mercado e as empresas estão se adaptando às mudanças. Entre as tecnologias mais recentes, estão tintas inteligentes - Já ouviu falar em tintas que respiram e reduzem os poluentes do ar? E aquelas que são capazes de espantar insetos? Tudo isso já é uma realidade possível. Além disso, o uso de novas matérias-primas, como o Grafeno e de fontes renováveis, proporciona para o mercado um novo cenário repleto de muitos desafios, que demandará um nova postura e modo de pensar dos pesquisadores e dos compradores. Estes precisarão estar atentos a temas globais, como a economia circular, para garantir o uso de recursos e maximizar a sua eficiência, e por fim, o ESG, que trará importantes indicadores para avaliar o nível de comprometimento das empresas comesse tema.

W2S Consultoria
Wiliam Saraiva da W2S Consultoria

17:30

Coquetel Agnelo Editora 27 anos / Encerramento

08:00 às 08:30

Credenciamento / Welcome Coffee

08:30 às 09:00

Como a distribuição pode agregar valor no consumo de tintas

No Brasil, principalmente no segmento de MATCOM, ainda vemos muitas indústrias não distinguindo o papel do distribuidor e do atacadista. Quem conseguir entender a essência da distribuição gerará mais valor aos pequenos e médios lojistas, impulsionando o consumo de tintas. Com a experiência de mais de 30 anos de mercado, sendo 18 anos em distribuição, falaremos sobre o verdadeiro papel do distribuidor, a trajetória da nossa empresa e o quanto ajudamos indústrias como Suvinil e Tigre a construírem um segmento que se aproxima tanto do consumidor.

Grupo Aliar
Renato Sá, CEO do Grupo ALIAR (Distribuidora Premium e Tintas MC)

09:00 às 10:00

Painel com Líderes Técnicos/Suprimentos

A implementação de tecnologia tem estreita relação com a cadeia de suprimentos. Os custos elevados dos ingredientes na cadeia produtiva devem permanecer? Como as novas tecnologias poderão beneficiar o consumidor com mais economia, qualidade e produtividade de maneira sustentável. Novas parcerias de fornecimento fazem parte da solução?

Unindo a tecnologia e a cadeia de suprimentos
• Isabella Marini Vargas, diretora técnica da Renner Sayerlack;
• Mário Estrela, R&D Latam Strategic Group Leader da Sherwin-Williams;
• Renan Rosauro, head of procurement Coatings South America da BASF.

10:00 às 10:30

Coffee Break / Networking

10:30 às 11:00

Gerdau Graphene - Trazendo o Grafeno do laboratório ao mercado

O grafeno é o nanomaterial mais falado pela indústria química nos últimos tempos, devido às suas características inigualáveis. Apresentaremos a maneira como a Gerdau Graphene trabalha com esse produto, trazendo de escala laboratorial para escala industrial, deixando-o disponível para o mercado e apresentando os progressos desses aditivos para tintas com produtos finais já lançados em 2022.

Gerdau Graphene
Flavia Zangrandi. Head of Product

11:00 às 11:30

Tecnologia de fibras sintéticas fibriladas como alternativa aos modificadores reológicos convencionais

Nessa palestra será apresentada a tecnologia de fibras sintéticas fibriladas como alternativa aos modificadores reológicos convencionais, destacando suas propriedades e principais vantagens em relação a esses produtos. Além do desempenho como modificador reológico, os aditivos de performance Short Stuff® trazem melhorias nas propriedade mecânicas em algumas aplicações, apresenta reologia consistente e sua efetividade não depende do meio em que são utilizados.

Caldic
Sergio Rubio, Gerente Técnico da Caldic no Brasil

11:30 às 12:30

Painel Líderes Automotivo

Novas tecnologias para o mercado de tintas disruptivas estão chegando às indústria automobilística. A que distancia estamos da nova realidade? Quais os impactos para o mercado de repintura automotiva. Novas tecnologias de acabamentos e multiplicação de pigmentações: as indústrias brasileiras estão aptas para estes desafios?

Tintas Automotivas - O futuro da tecnologia
• Cássia Galvão, Exec Vice President and GM da Sherwin-Williams Automotive Finishes;
• Fabrício Vieira, diretor de Negócios Automotive Refinish & Protective and Marine Coatings da PPG;
• Mateus Aquino, presidente da Axalta Brasil;
• Ozinei Pazzin Manzano, gerente nacional de vendas repintura e indústria da AkzoNobel.

12:30 às 14:00

Almoço

14:00 às 15:00

Painel Líderes Tintas Gráficas

Os principais desafios para a cadeia produtiva e o futuro dos negócios para os próximos anos regionalmente e globalmente. Quais as novas tecnologias, aplicações são os próximos desafios? Os novos modelos de integração e diversificação de mercados estão impactando a cadeia de suprimentos?

Tintas Gráficas - A transformação e as oportunidades
• Christian de Almeida, managing director da Siegwerk Brasil;
• Mike Wouters, general manager da Sun Chemical do Brasil;
• Richard Möller, diretor-presidente da HuberGroup.

15:00 às 15:30

Dióxido de Titânio: tendências para o mercado brasileiro e internacional

Dióxido de Titânio é conhecido como o coração das tintas e é um dos principais insumos para a indústria. Suas tendências e movimentações influenciam profundamente nos resultados técnicos e comerciais da indústria. Como se posicionar em um momento de incertezas?

Química Anastacio
Ivan Porccino - especialista em Dióxido de Titânio

15:30 às 16:00

Estratégia ESG para Indústria de Tintas

Um futuro mais sustentável só será possível com o comprometimento de todos, inclusive dos setores produtivos. A interdependência dos negócios, meio ambiente e sociedade não é uma escolha e a longevidade dos negócios passa, sem dúvida, por modelos econômicos mais sustentáveis, flexíveis, inclusos e também rentáveis. Baseado nessas demandas é crescente a avaliação de critérios ambientais, sociais e de governança, inclusive pelo mercado financeiro, que passou a adotar nos últimos anos práticas de ESG como parâmetro de avaliação de riscos e oportunidades para os investimentos. Programas estruturados e estratégicos serão fundamentais para um posicionamento atual e com compromissos reais. Como a indústria de tintas pode se posicionar em relação a esse tema? Quais estratégias podem ser adotadas para o avanço dessas práticas? As práticas ESG podem ser realizadas por todos os perfis.

W2S Consultoria e VEIO Sustentabilidade
Wiliam Saraiva, diretor da W2S Consultoria; e Maria Rita Demitró, diretora da VEIO Sustentabilidade

16:00 às 16:30

Coquetel / Networking

16:30

Encerramento

FOTOS

63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas
63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas

PATROCINADORES E APOIO

Patrocínio Platina

Patrocínio Ouro

Apoio

ENTRE EM CONTATO

Envie email para: eventos@agneloeditora.com.br