O EVENTO

Devido ao grande sucesso do evento realizado no ano passado, o Fórum Paint & Pintura retorna ao Grande ABC, onde se concentra um dos principais centros industriais do Brasil, representando um valor econômico importantíssimo para o setor químico e petroquímico. Além disso, a indústria química na região é tão relevante que se tornou a base para muitas outras cadeias produtivas em todo o estado, tendo contribuição muito positiva na geração de empregos.

Outro dado importante é que cresceram na região as empresas fabricantes de petroquímicos básicos e resinas do Polo Petroquímico do Grande ABC, o que tem se apresentado como alicerce da economia local. Neste cenário, crescem também as empresas de tintas, esmaltes e vernizes.

O 70º Fórum e Exposição Paint & Pintura contará com espaço reservado para que as empresas possam, além de debater e apresentar suas novidades nas palestras, mostrar seus desenvolvimentos e recepcionar o público visitante do encontro.

Data: 12 e 13 de Junho de 2024
Local: Hotel Hilton Garden Inn
Endereço: Rua Giovanni Battista Pirelli, 279 - Santo André - 09000-000 • Grande ABC • SP

PROGRAMAÇÃO

08:30 às 09:00

Credenciamento / Welcome Coffee

09:00 às 09:40

Tintas no mundo e as oportunidades regionais no valor agregado

A apresentação da RY & Associates no Fórum Paint & Pintura Grande ABC explora as dinâmicas do mercado global de tintas e as oportunidades de valorização nas regiões, com uma atenção especial ao Brasil na América do Sul. O Brasil é um dos 5 maiores mercados de tintas em volume do mundo, compartilhando a 4ª posição. O Brasil representa uma parcela de 3,6% do volume de mercado global de tintas, capturando 2,6% de seu valor, sublinhando as oportunidades para incrementar o valor agregado nas vendas locais e em países adjacentes. Exploraremos os impactos dos fatores externos, como desafios econômicos, inflação e as taxas de juros altas, e como eles moldam as tendências do mercado e afetam a indústria local. Também discutiremos como as empresas locais, influenciadas pelos eventos externos, como instabilidades geopolíticas e crises na cadeia de suprimentos e nas estratégias, podem tornar oportunidades para incrementar o valor agregado.

Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados
Francisco Rácz, sócio-fundador da Rácz, Yamaga & Associates

09:40 às 10:10

A definir

Oswaldo Cruz Química

10:10 às 10:30

Coffee Break / Networking

10:30 às 11:00

Composição de Cores na Industria de Tintas

A Sintequímica realizou o sonho de fazer dispersões de pigmentos para diversos mercados e construir uma empresa que, ao longo de 70 anos, vem trabalhando com responsabilidade social, ética e respeito ao meio ambiente. Trazendo inovação, melhorando nosso processo produtivo e produtos para oferecer o que há de melhor aos nossos clientes. Comumente percebemos que as indústrias de tintas adotam formas intuitivas para composição de cores sem considerar as propriedades particulares de cada pigmento. A nossa participação neste fórum tem como objetivo transmitir a nossa visão com relação à forma mais adequada para formulação de cores. A nossa linha de produtos atinge diversos mercados, especificamente em tintas imobiliárias nossos clientes podem contar com as seguintes opções: pigmentos Sinterdye® (dispersão aquosa a base d’agua), colorantes Sintetint® (concentrados para sistemas tintométricos), Sintecoat® (gel colorido utilizado para encapsulamento de cargas minerais) e Sintepol® (dispersões pigmentárias em resina alquídica destinada a tintas esmalte base solvente).

Sintequímica
Daiane Ortiz, Gerente de Operações Comerciais, e Alexandre Albino, Gerente de Contas

11:00 às 11:30

A definir

Covestro

11:30 às 12:00

A definir

Grupo MAST

12:00 às 13:00

Almoço

13:00 às 14:00

Explorando Tecnologias e Estratégias de Suprimento para o Setor de Tintas

Este painel abordará as mais recentes inovações tecnológicas e estratégias de suprimento que estão moldando a transição e o futuro da indústria de tintas no Brasil. Especialistas discutirão como novas técnicas e materiais sustentáveis podem otimizar a produção e distribuição de tintas. O objetivo é explorar soluções que garantam produtividade, qualidade e sustentabilidade no setor.

Painel Técnico / Suprimentos
• Célia Maganha, diretora técnica da Eucatex;
• Isabella Marini Vargas, diretora técnica da Renner Sayerlack;
• Mário Estrela, R&D Latam Strategic Group Leader da Sherwin-Williams.

14:00 às 14:30

Soluções em Especialidades Químicas para Adesivos, revestimentos e sistemas impermeabilizantes para a construção civil

O setor de químicos, impermeabilizantes e tintas para a construção civil tem crescido muito nos últimos anos. Acompanhando este crescimento, a SQ Química lançou em seu portifólio diversas especialidades químicas para os diferentes sistemas e aplicações. A nova parceria da SQ Química com a gigante europeia Röhn está trazendo para o mercado brasileiro as linhas Degalan® e Degadur® com alta tecnologia, aplicações inovadoras e alta eficiência. Imagine fazer aplicações de revestimento em câmara fria a -30°C, com cura em 4 horas, sem ter que desocupar o ambiente. Um outro tema interessante voltado à impermeabilização com as resinas da Röhn é a Degalan® 6412N, onde diluída em solventes é aplicada como seladora de superfícies de concreto, garantindo maior durabilidade, proteção e promovendo brilho e efeito molhado no concreto.

SQ Química
Moisés Santos, Técnico Químico

14:30 às 15:00

Coffee Break / Networking

15:00 às 16:00

Prioridades e Oportunidades para o Setor de Tintas Imobiliárias no Brasil

Discutiremos inovações em produtos, sustentabilidade e adaptação às novas demandas dos consumidores. Líderes do setor compartilharão insights sobre como enfrentar desafios atuais e se posicionar para o crescimento futuro. O objetivo é identificar estratégias que impulsionem a indústria frente às novas realidades econômicas e ambientais.

Painel de Líderes das Tintas Imobiliárias
• Fabio Humberg, diretor de comunicação e Relações Institucionais da Abrafati (mediador);
• Guilherme Ruschel, diretor geral Tintas Decorativas Brasil da AkzoNobel;
• Nilton Rezende, gerente geral da Sherwin-Williams Brasil;
• Ricardo Stiepcich, Líder Coloridor da Futura Tintas.

16:00 às 17:00

A definir

W2S Consultoria
Wiliam Saraiva da W2S Consultoria

17:00

Encerramento / Coquetel

08:30 às 09:00

Credenciamento / Welcome Coffee

09:00 às 10:00

O Futuro do varejo de tintas no Brasil

Este tema aborda as transformações no setor varejista de tintas no Brasil, explorando temas como tecnologia, mudanças no comportamento do consumidor e novas regulamentações estão modelando o futuro do mercado.

Painel Varejo de Tintas
• Fabio Augusto Rospendowski, diretor comercial da Cor Bella Tintas;
• Fernando Teixeira, diretor executivo da Corante Tintas;
• Renato Sá, CEO da Tintas MC;
• Valquiria Teixeira - Presidente - ABRART;
• Vanderlei Miguel da Silva, diretor executivo do Grupo Amarelinha Tintas.

10:00 às 10:30

Microesferas Ocas de Vidro (3M Glass Bubbles) para Tintas e Revestimentos – Potencializando o isolamento térmico

As bolhas de vidro 3M™ oferecem uma alternativa econômica e de alto desempenho aos enchimentos convencionais em uma variedade de tintas e revestimentos especiais. As microesferas de vidro ocas são usadas como aditivos redutores de densidade, ajudando a reduzir o peso e a viscosidade da formulação, e podem contribuir para uma variedade de benefícios funcionais que vão desde a resistência a riscos até a refletividade solar e aumento do isolamento térmico. Disponível em uma ampla variedade de resistências, densidades e tamanhos de partículas, as Bolhas de Vidro 3M podem ajudá-lo a atender às demandas de desempenho e processamento de sua aplicação. Durante a apresentação serão abordados os benefícios de se utilizar os Glass Bubbles no mercado de tintas e revestimentos, especialmente em pinturas e revestimento para conferir isolamento térmico.

Midland
• Sergio Eduardo Abud Filho - Engenheiro de Aplicação - 3M do Brasil, Divisão de Materiais Avançados - AdMD

10:30 às 11:00

Coffee Break / Networking

11:00 às 11:30

Miracema-Nuodex: 70 anos -histórias, desafios e conquistas com mercado de tintas

Miracema-Nuodex
Carolina Sampietri, Assistente Técnica e Maria Damasio, Gerente de Vendas

11:30 às 12:00

A definir

Bomix

12:00 às 12:30

Fábricas do Futuro

A indústria de tintas está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela inovação e tecnologia. Nesta palestra serão apresentadas as soluções mais modernas de controle e processos das fábricas de tintas. Você vai conhecer exemplos de como a automação e controle de processos estão sendo usados para aumentar a eficiência e a qualidade na fabricação de tintas, bem como as empresas de tintas estão se tornando mais sustentáveis. Entenda como as fábricas do futuro estão sendo moldadas pela inovação e tecnologia!

GMP Industriais
Júnior Machado, Diretor Executivo

12:30 às 13:30

Almoço

13:30 às 14:30

As Oportunidades de Crescimento das Tintas Industriais

Este painel explora o dinâmico segmento de tintas industriais no Brasil, que vem superando as médias de crescimento do setor em geral, impulsionado por avanços tecnológicos e mudanças no cenário competitivo. Discutiremos as forças que estão moldando estas tendências de crescimento. O painel abordará como as empresas podem se adaptar e prosperar neste ambiente cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado.

Painel Líderes Tintas Industriais
• Fabio Marques, General Manager Tintas Industriais Latam da Sherwin-Williams;
• Narciso Preto, CEO da Arpol Red Spot;
• Rafael Torezan, diretor superintendente de Tintas Industriais da WEG.

14:30 às 15:00

Diversifique seu portfólio de revestimentos: amplie suas possibilidades com Polímeros em Pó VINNAPAS® e NEXIVA®

A diversificação do portfólio e oferta de sistemas de revestimentos completos permite atender a diferentes necessidades do mercado, aumentando a competitividade e a capacidade de inovação. Isso também proporciona maior segurança financeira ao reduzir a dependência de um único produto ou tecnologia. A modificação das argamassas de revestimento fino (skim coats) e a formulação de tintas dispersíveis em pó com ligantes poliméricos VAE (Acetato de Vinila e Etileno) proporcionam um alto grau de liberdade de formulação, permitindo que estes produtos atendam aos requisitos de qualidade (ABNT 13281, ABNT NBR 11702 e ABNT NBR 15079-1, respectivamente) e ampliem seu portfolio.

Wacker
Luis Moraes, Sales Manager & Sr. Application Engineer, e Angelita Saul, Technical Manager da Wacker

15:00 às 16:00

A Inovação e Melhorias de Serviços para uma Frota em Crescimento e com alta diversidade

Este painel abordará as tendências de crescimento no mercado de tintas de repintura automotiva, destacando como inovações em produtos e melhorias nos serviços estão impulsionando este segmento. Exploraremos as estratégias que as empresas estão adotando para adaptar-se às novas tecnologias e às exigências dos consumidores. Quais os futuros impactos dessas tendências?

Painel Líderes Tintas Automotivas
• Fabrício Vieira, diretor de Negócios Automotive Refinish & Protective and Marine Coatings da PPG;
• Filipe Freitas Zuchinali, gerente técnico da Anjo Tintas;
• Viviane Martins, head of Refinish Coatings Latam da AkzoNobel.

16:00 às 17:00

Cura por radiação e suas aplicações industriais

A cura por radiação vem através dos anos se consolidando como uma tecnologia avançada e que traz não somente benefícios de ganhos em produtividade e economia de espaço, mas também uma grande vantagem em termos de custos e questões ambientais por se tratar de uma tecnologia limpa e com possibilidades de redução do consumo energético. Sendo assim, suas aplicações industriais crescem, ano após ano, nos mais diversos tipos de materiais e produtos. Durante esta apresentação, daremos uma noção básica do que se trata a tecnologia e quais suas principais aplicações industriais nos dias de hoje, bem como as principais novidades e tendências para o futuro.

Radtech
Roberto Caforio, diretor técnico e comercial na Weilburger Brasil

17:00

Encerramento

INSCRIÇÕES

Preencha o formulário abaixo e garanta sua participação no evento:

IMPORTANTE:

Informamos que as inscrições GRATUITAS destinam-se exclusivamente aos fabricantes de tintas, adesivos, selantes e patrocinadores do evento. Por determinação dos organizadores e patrocinadores do evento só serão validadas inscrições de fornecedores que não são competidores dos mesmos.

PATROCINADORES E APOIO

Patrocínio Platina

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Apoio

ENTRE EM CONTATO

Envie email para: eventos@agneloeditora.com.br